O desfile cívico-militar de 7 de setembro, que marca a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, foi acompanhado na manhã desta quarta-feira, em Florianópolis, pelo governador em exercício, Moacir Sopelsa, junto da primeira-dama Valentina Sopelsa. Apesar da chuva, a solenidade na Beira-Mar Continental, reuniu milhares de pessoas.
“É uma data muito importante. São 200 anos da Independência de um país que nos orgulha, que tem um povo ordeiro, trabalhador. Um país com muitas riquezas naturais, que nos dá a oportunidade de produzirmos 12 meses por ano. Esse é o Brasil que pode ser ainda maior e dar às pessoas cada vez mais dignidade e melhores condições de vida,” disse Sopelsa.
O evento foi organizado pela 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e Casa Militar do Governo do Estado, com participação dos comandos das guarnições militares da Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, do Exército e Corpo de Bombeiros Militar, além da Liga da Defesa Nacional e prefeitura.
A chegada do fogo simbólico da Pátria marcou a abertura do desfile. Ele foi conduzido pela atleta olímpica de ginástica rítmica, Luísa Harumi Matsuo, e pela atleta paralímpica de bocha, Júlia Pereira Marcelino, com o secretário da Liga da Defesa Nacional, Valbério Francisco dos Santos, acompanhados por militares das Forças Armadas e auxiliares.
Em seguida, ocorreram os desfiles cívico, com o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, além de entidades como Desbravadores e Aventureiros, a União dos Escoteiros do Brasil e a Força Pré-Militar Brasileira (Fope).
Também passou pela Beira-Mar Continental o desfile militar com a Marinha (Capitania e Escola de Aprendizes), Banda de Música de Veteranos Militares do Brasil, Força Aérea, Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal de Florianópolis.
Na sequência, foi a vez do desfile motorizado com a Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Federal, Civil, Militar e Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal, além da Nacionaes Lemc (Moto Clube), Veteran Car Club e Cia Indestrutíveis e o Grupamento Hipomóvel da PMSC, que encerrou o evento.
As instituições com seus grupamentos apresentaram como exercem as funções no dia-a-dia. Os equipamentos que utilizam, as vestimentas, armas e viaturas foram mostradas ao público.
Também foram promovidos desfiles cívicos em outras cidades catarinenses, com representantes locais dos órgãos de segurança e estudantes.
Civismo
Moradora do Bairro Estreito, na Capital, Ychelly Goulart dos Santos todos os anos leva o filho Enzo, 4 anos, para assistir ao desfile e destacou a importância da participação. “Trago meu filho para justamente levar adiante o amor à Pátria e dar valor a esse momento tão importante, que é a Independência do Brasil.”