keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Em meio a uma pandemia, vereador vira alvo de fake news

Entre os números de telefone que enviaram a montagem sobre os salários de vereadores está o de Matheus Rafaeli, que atuava como comissionado do Governo Fabrício Oliveira até o início do último mês

Siga-nos no google-news

O vereador Lucas Gotardo (Partido Novo), de Balneário Camboriú, foi alvo de pelo menos duas fake news nos últimos dias. Na semana passada, criminosos virtuais fizeram uma montagem e distribuíram em grupos de servidores, como se o vereador tivesse proposto reduzir os salários de todo funcionalismo, sem qualquer tipo de distinção. No começo desta semana, outra notícia falsa foi distribuída, afirmando que Lucas teria votado contrário à redução salarial dos vereadores, projeto apresentado por Lucas e outros parlamentares na sexta-feira (3).

Entre os números de telefone que enviaram a montagem sobre os salários de vereadores está o de Matheus Rafaeli, que atuava como comissionado do Governo Fabrício Oliveira até o início do último mês.

“Estamos vivendo uma crise global em que pessoas estão morrendo, outras enfrentando graves dificuldades financeiras. É asqueroso pensar que no meio disso tudo, existem pessoas que usam seu tempo para criar e propagar inverdades, por diferenças políticas. É impossível confiar em um governo que não só permite, como incentiva esse tipo de prática por parte de seus apoiadores.”, exclamou o vereador.

Lucas acredita que a fake news seja uma ação de retaliação, porque ele revelou pelas redes sociais que na tarde de sexta-feira (3), o próprio prefeito Fabrício Oliveira quebrou um acordo para que Executivo e Legislativo apresentassem de forma conjunta um projeto de redução de salários, nos moldes do que ocorreu em Florianópolis. Durante a articulação, o prefeito preferiu se antecipar e lançar a proposta individualmente, deixando de lado o diálogo institucional entre os dois poderes.

Sem a possibilidade de construção em conjunto, os vereadores Marcelo Achutti, Lucas Gotardo, André Meirinho, Leonardo Piruka, Nilson Probst e Elizeu Pereira encaminharam na sexta-feira (3), por volta das 17h, um projeto de lei propondo a redução dos salários de vereadores. As imagens do sistema interno da Câmara (em anexo) não só desmentem a fake news, como expõem uma fábrica amadora e ineficaz de inverdades.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Mais notícias

Cultura e Lazer

Livro “Mulheres no Jornalismo” com histórias de 24 autoras será lançado em SP e RJ

A obra, que faz parte do selo editorial "Série Mulheres", da Editora Leader, tem coautoria de jornalistas renomadas e prefácios de Analice Nicolau e Mariana Ferreira

Esportes

Corrida South Run Morro do Sertão reuniu mais de 400 atletas em Florianópolis; conheça os vencedores

A terceira edição da Corrida South Run foi realizada no dia 20 de outubro, com largada na Praia dos Açores, no Sul da Ilha