keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Alerta: Golpe do Pix agendado já rouba dinheiro de vítimas; saiba como evitar

Diversas vítimas estão caindo no golpe do Pix Agendado

X

Cada vez mais usado pelos brasileiros, o Pix, serviço digital que facilita a transferência e pagamentos por meio de uma chave, agilizou muito os processos bancário. Porém, agora o Pix é o novo alvo de golpistas. A ferramenta tornou-se o mais novo golpe dos criminosos e tem feito diversas vítimas pelo país. A tática é o Pix Agendado, onde golpistas usam uma transferência falsa como isca para pedir dinheiro à vítima.

Como funciona o Golpe?

Os criminosos agendam uma transferência e depois entram em contato com a vítima informando que a fizeram por acidente. Eles pedem que a pessoa devolva o valor depositado, sempre por motivos de urgência. Mas, na verdade o dinheiro nunca foi depositado na conta da vítima. Quando ela transfere o valor de volta ao golpista, ele encerra o agendamento e fica com o valor.

Portanto, se o usuário receber uma notificação de um estranho alertando que depositou dinheiro na sua conta, tome cuidado: pode ser um golpe. A vítima não tem acesso a um extrato comprovando o Pix agendado — essa mentira é usada para criminosos abordarem a pessoa.

Em cartilha divulgada na quinta-feira (17) a Polícia Civil de Santa Catarina alerta que só por que a mensagem do criminoso não comprova o deposito do Pix. É preciso desconfiar dos valores depositados, verificar o extrato do banco, e não devolver a transação no mesmo dia.

Agendar um Pix é um recurso que faz parte do serviço desde seu lançamento, em novembro de 2020. Entretanto, a partir de setembro deste ano, todas as instituições financeiras que adotam a ferramenta serão obrigadas pelo Banco Central (BC) a dispor da função de agendamento. O objetivo é permitir que todos possam programar pagamentos instantâneos.

A recomendação para vítimas do golpe é coletar o máximo de informações sobre o criminoso – comprovante do Pix agendado e número de celular — e enviá-las às autoridades. Para quem cai no golpe em SC, a Polícia Civil catarinense recomenda o uso do Disque Denúncia – 181 – da região, ou entrar em contato pelo número (48) 98844-0011 no WhatsApp.

Segurança

Homem morre atropelado pelo próprio carro em SC

Um homem morreu atropelado na cidade de Concórdia nesta sexta-feira (30). A vítima foi atropelada pelo próprio casso e não resistiu aos ferimentos. Atenderam a ocorrência os Bombeiros Voluntários, Instituto Geral de Perícias (IGP), Polícia […]

Segurança

Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável

O mandado foi expedido pela Comarca de Braço do Norte e o preso encaminhado para o presídio de Tubarão

Segurança

Homem é preso suspeito de matar o próprio filho com tiro

O preso foi levado para a 15ª DP. Houve apreensão de uma pistola calibre .380, que estava com dez balas

Segurança

Mãe dopa o filho de 7 anos com remédio e joga corpo da criança em rio no RS

Depois de matar o filho, mãe ainda procurou delegacia para registrar o desaparecimento da criança

Segurança

Idoso aceita nota de R$420 e ainda devolve troco para golpista

A polícia só entrou na história depois que o idoso tentou pagar compras com a nota

Mais notícias

Cidades

Itajaí terá sistema de tratamento de lodo que contribuirá para preservação do Rio Itajaí-Mirim

Semasa autorizou nesta semana o início da obra com investimento de R$ 8 milhões

economia

Santa Catarina terá ampliação de suprimento de Gás Natural

Após conclusão da Chamada Pública da SCGÁS, suprimento adicional destinado à Região Sul do Estado será fornecido pelo modal GNL a partir de março de 2022