O Banco Mundial aprovou recentemente os estudos técnicos para o projeto de mobilidade dos municípios da Foz do Itajaí-Açu, que inclui a construção de um túnel submerso conectando as cidades de Itajaí e Navegantes, uma alternativa à atual travessia de ferry boat, conforme a colunista Dagmara Spautz.
O projeto bilionário prevê a construção de um túnel pré-moldado com três pistas em cada sentido, além de espaço para pedestres e ciclistas. A construção será custeada por meio de um investimento conjunto entre o poder público e a iniciativa privada, com a operação do pedágio ficando a cargo da iniciativa privada após a construção ser concluída. Hoje, as tarifas são estimadas entre R$ 4,50 e R$ 10.
O projeto foi inspirado na proposta do túnel Santos-Guarujá, que deve entrar na previsão de investimentos para a desestatização do Porto de Santos, conforme imagem da publicação, e utiliza tecnologia inédita no país.
Além do túnel, o financiamento público de US$ 120 milhões também prevê a construção de um novo sistema de transporte coletivo, com a interligação das 11 cidades da região através de ônibus elétricos, e parte da reurbanização da orla de Balneário Camboriú.
Do total, US$ 90 milhões serão fornecidos pelo Banco Mundial, e os outros US$ 30 milhões serão pagos pelos municípios que compõem o consórcio. O prazo para quitar o empréstimo é de 25 anos, com uma carência de cinco anos. Além disso, outros US$ 240 milhões serão investidos por empresas privadas.
Com os estudos técnicos aprovados, uma equipe do Banco Mundial deve visitar a região para revisar a proposta em março deste ano. Entretanto, antes da visita, as Câmaras de Vereadores das cidades que fazem parte do consórcio precisam aprovar os projetos de lei que autorizam o endividamento. O Tesouro Nacional também está acompanhando o processo, avaliando a capacidade dos municípios para arcar com os débitos. Por fim, o empréstimo deve passar pelo crivo do Senado.
Vale destacar que este é o primeiro financiamento do Banco Mundial para um consórcio de municípios, um modelo inédito que pode ser utilizado em outras cidades do país.
Os custos
- Túnel: US$ 160 milhões do setor privado e US$ 20 milhões do setor público = US$ 180 milhões.
- STCR: US$ 80 milhões do setor privado e US$ 42 milhões do setor público = US$ 122 milhões.
- Orla: US$ 58 milhões do setor público.
- Total estimado: US$ 360 milhões (US$ 240 milhões privado e US$ 120 milhões do público).
Com informações da coluna de Dagmara Spautz para a NSCTotal