keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Ave oceânica aparece a 100 quilômetros da costa em Santa Catarine intriga pesquisadores

Acionada por um casal de agricultores, a Polícia Ambiental de Blumenau resgatou o albatroz do arrozal, no dia 16 de março

Siga-nos no google-news

A R3 Animal recebeu um novo paciente envolto em mistério. Trata-se de um albatroz-de-sobrancelha-negra (Thalassarche melanophris), encontrado em uma plantação de arroz, na cidade de Rodeio, no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O que intriga a equipe é como uma ave oceânica foi parar no interior do estado, a cerca de 100 quilômetros da costa.

Acionada por um casal de agricultores, a Polícia Ambiental de Blumenau resgatou o albatroz do arrozal, no dia 16 de março, e o levou para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), em Florianópolis.

“Haviam nos avisado que estavam trazendo uma gaivota, mas assim que o retiramos do carro, logo observamos aquele bico com quase um palmo de comprimento”, conta o médico veterinário Sandro Sandri.

De acordo com a médica veterinária Janaina Rocha Lorenço, o albatroz é um indivíduo juvenil e chegou febril, estava um pouco estressado, com penas quebradas e gastas, e com presença de parasitas nas fezes. Ele foi medicado e já está ativo, impermeável e em processo de ganho de peso, além de fisioterapia diária.

Os albatrozes são aves oceânicas, passam a maior parte da vida em regiões de mar aberto em busca de alimento. Algumas espécies podem passar dos 60 anos de idade. Elas só procuram terra firme para fazer seus ninhos e alimentar seus filhotes, em ilhas distantes, geralmente no extremo do hemisfério sul e na Antártida, como as Ilhas Malvinas/Falklands, Gough, Geórgia do Sul e Tristão da Cunha. Podem atingir cerca de 2 metros de envergadura e se alimentam de lulas, sardinhas e krills (animais invertebrados da família dos camarões).

O CePRAM fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física