Uma aeronave da LATAM derrapou na pista do Aeroporto Internacional de Florianópolis na manhã desta quarta-feira (12), atravessando as linhas de segurança e criando um cenário de caos para os passageiros. O incidente ocorreu tão rapidamente que, de acordo com uma funcionária que presenciou o incidente, apenas cinco minutos se passaram desde a derrapagem até a chegada dos socorristas.
A funcionária, que preferiu manter sua identidade em anonimato, relata a situação chocante: “Eu estava limpando o vidro, quando vi que o avião estava quase capotando. Eu me assustei. Eu acho que nunca queria ter visto isso. Na hora me preocupei, parecia ser mais grave”.
Segundo informações da LATAM, todos os 172 passageiros e sete tripulantes do voo LA 3300, que seguia de São Paulo/Guarulhos para Florianópolis, foram desembarcados em segurança e liberados após avaliação médica.
O incidente gerou um clima de caos no aeroporto, com voos sendo cancelados e passageiros tentando remarcar suas viagens. Crianças chorando, pessoas irritadas e reclamações de falta de informação eram o cenário por volta de meio-dia e meia.
Testemunhas no saguão do aeroporto, como Bernardo Costa Mendes, relataram ter ouvido o barulho do estrondo. Mendes, que estava tomando café com seus avós, a princípio pensou que fosse um trovão, dada a condição climática. “Depois entendi o que realmente aconteceu”, disse ele.
O Floripa Airport informou que os voos estavam cancelados até as 14h. No entanto, exibiu em seus telões que outras decolagens foram canceladas mesmo após esse horário, aumentando a tensão entre os passageiros.