Em resposta às enchentes que atingiram o município gaúcho de Cruzeiro do Sul, a cidade de Balneário Camboriú decidiu “adotar” a região, enviando auxílio para ajudar na recuperação. Cerca de 50% da população de Cruzeiro do Sul está desalojada e mais de mil casas foram destruídas pelas recentes inundações.
Balneário Camboriú anunciou o envio de caminhões hidrojatos e maquinários especializados para apoiar nos esforços de limpeza e reconstrução. O prefeito Fabrício Oliveira expressou profunda solidariedade: “Estamos profundamente comovidos com a situação enfrentada por Cruzeiro do Sul. Conversei com o Prefeito João Henrique Dullius e reafirmei que Balneário Camboriú está comprometida em fornecer todo o apoio necessário para ajudar na limpeza e recuperação da cidade.”
Cruzeiro do Sul, situada a 126 km da capital Porto Alegre, tem cerca de 12 mil habitantes e sua economia é baseada principalmente na agricultura, com destaque para o cultivo de milho, soja e trigo, além da produção de leite. As enchentes causaram danos extensos à infraestrutura local, incluindo a destruição de pontes, estradas e residências.
A Secretaria de Assistência Social do município reportou que 5.722 pessoas, representando 46% da população, estão desalojadas. Os serviços básicos, como fornecimento de água e energia, foram interrompidos em várias áreas, deixando a cidade diante de desafios significativos para se reerguer.
Além do auxílio direto, a Prefeitura de Balneário Camboriú organizou uma campanha solidária que enviou 811 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul. Trinta e uma carretas com os itens arrecadados já foram distribuídas para 19 cidades gaúchas, incluindo Gravataí, Canoas, São Leopoldo, entre outras.
*Supervisionado por Everton Palaoro