keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Bares e afins poderão criar “código secreto” para defesa da mulher em situação de risco

Enfrentamento à violência contra a mulher em bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos, é aprovada na Câmara de Itapema e aguarda agora parecer da Prefeitura

X
Siga-nos no google-news

De autoria do vereador e futuro presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, vereador João da Farmácia (PSL), o Projeto de Lei nº 42/2021 vem estabelecer novas medidas de segurança e proteção à mulher, em ambientes como bares, restaurantes, casas noturnas e casas de eventos. O Projeto de Lei construído com o auxílio da sua Assessora Parlamentar e Advogada, Michele Chiapetta Guasque, foi aprovado essa semana, por unanimidade, durante a 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Itapema (11/05).

A proposta de Lei que ainda precisa ser sancionada pela Prefeitura de Itapema para vigorar como Lei Municipal, vem criar mecanismos de defesa e auxílio à mulher em situação de risco. Segundo o vereador João, é preciso frear os frequentes assédios que mulheres sofrem nesses ambientes, e também casos de violência.

Entre outras medidas, o Projeto de Lei prevê que bares e afins promovam meios de defesa para mulher em situação de risco. Um exemplo, seria a criação de códigos secretos, palavras de pânico, sinais específicos divulgados nos banheiros femininos, e inúmeras outras iniciativas. Veja algumas determinações que o PL 42/2021 traria na prática para estes estabelecimentos:

I – Implantar mecanismos que viabilizem a efetividade da comunicação entre a mulher e o estabelecimento, podendo ser através de “códigos” de identificação do risco.

II – Fixar cartazes nos banheiros femininos, contendo os “códigos” de identificação do risco, outros meios de sinalizações voltados a segurança da mulher, bem como, o Símbolo Nacional da Violência Contra a Mulher.

III – Dispor em local visível o contato de emergência criado para garantir a segurança das mulheres (180).

IV – Instruir os funcionários e colaboradores sobre a importância da segurança da mulher frequentadora do respectivo estabelecimento.

O Projeto de Lei passará agora pela análise da Prefeitura municipal. Se sancionada pela prefeita Nilza Simas, passa a ter força de Lei e deverá ser aplicada no município.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú