keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Bolsonaro anuncia coletiva e diz ‘restabelecerei toda verdade’ sobre saída de Moro

Coletiva será nesta sexta-feira (24) às 17h

Siga-nos no google-news

Diante da polêmica envolvendo a saída do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, do Governo Federal, o presidente Jair Bolsonaro, anunciou que às 17h desta sexta-feira (24), vai falar sobre a demissão durante uma coletiva. “Hoje às 17h, em coletiva, restabelecerei a verdade sobre a demissão a pedido do Sr. Valeixo, bem como do Sr. Sergio Moro”, escreveu Bolsonaro no Twitter.

O agora ex-ministro da afirmou que se demitiu por conta de interferência política do presidente Jair Bolsonaro no comando da Polícia Federal (PF). Ele também disse que Bolsonaro afirmou “ter preocupação com inquéritos em curso no Supremo Tribunal Federal (STF)”. O diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, foi demitido nesta sexta-feira (24), com exoneração publicada no Diário Oficial – Moro também negou ter assinado esse documento, apesar de seu nome constar no DO.

Moro afirmou que poderia substituir o comando da PF, mas “precisava de um motivo”. “Teria que ser uma falha grave”, diz. Segundo ele, Bolsonaro queria ter acesso a informações e relatórios confidenciais de inteligência da PF. “Não tenho condições de persistir aqui, sem condições de trabalho”, continuou. “Não são aceitáveis indicações políticas.” Moro falou em “violação de uma promessa que me foi feita inicialmente de que eu teria uma carta branca”. “Haveria abalo na credibilidade do governo com a lei.” “O presidente me disse que queria ter uma pessoa do contato pessoal dele, que ele pudesse colher informações, relatórios de inteligência. E realmente não é o papel da Polícia Federal”, afirmou. “Imagine isso durante a Lava Jato”.

Moro falou com a imprensa após Bolsonaro formalizar o desligamento de Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal – o ministro frisou que não assinou a exoneração do colega. O ex-juiz federal da Lava Jato lembrou que, em novembro de 2018, logo após as eleições presidenciais, Jair Bolsonaro lhe disse que ele teria “carta branca” para comandar a pasta, o que acabou não ocorrendo. “Ele (Moro) vai abrir mão da carreira dele. É um soldado que está indo à guerra sem medo de morrer”, disse o presidente na ocasião.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Mais notícias

Cultura e Lazer

Livro “Mulheres no Jornalismo” com histórias de 24 autoras será lançado em SP e RJ

A obra, que faz parte do selo editorial "Série Mulheres", da Editora Leader, tem coautoria de jornalistas renomadas e prefácios de Analice Nicolau e Mariana Ferreira

Esportes

Corrida South Run Morro do Sertão reuniu mais de 400 atletas em Florianópolis; conheça os vencedores

A terceira edição da Corrida South Run foi realizada no dia 20 de outubro, com largada na Praia dos Açores, no Sul da Ilha