keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Bombeiros atenderam quase 6 mil casos de águas-vivas entre Balneário Camboriú e Bombinhas

Praias de Balneário Camboriú e Bombinhas foram as cidades com mais ocorrências

Siga-nos no google-news

O Corpo de Bombeiros registrou durante a Operação Veraneio 2019/2020 quase 6 mil casos de queimaduras por águas-vivas nas praias do Litoral Norte. O período de registro foi entre novembro até fevereiro. A cidade que mais registrou ocorrências na região foi n Balneário Camboriú com 2.347 casos, seguida por Bombinhas, onde foram contabilizados 2.316 lesões. As praias de Itapema registraram 372 ocorrências e Porto Belo 22 casos relacionados à queimaduras nas praias. 

 

De acordo com os Bombeiros, a recomendação para o banhista que tiver contato com uma água viva é utilizar ácido acético (vinagre) diretamente na lesão. Os guarda-vidas dispõe do acido acético no posto. Normalmente, elas surgem em grande número em decorrência das tempestades no alto mar. Além das ressacas, as águas-vivas – naturalmente – surgem em maior quantidade nas praias da região por preferirem as águas com fundo arenoso. 

 

Acidentes por Águas-Vivas Rosadas e Caravelas são comuns em Santa Catarina. Dor e sensação de queimação, causada por envenenamento, são os principais sintomas. 

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fizeram até estudo sobre esses organismos que aparecem no litoral do Estado.  Além dos ventos, O aparecimento, registrado inclusive por muitos banhistas da região, também pode estar ligado à temperatura da água do mar e às correntes, que podem trazer os organismos. 


Texto: Brunela Maria/VisorNoticias 

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Segurança

Carro de luxo pega fogo em Balneário Camboriú durante a madrugada

Bombeiros aplicaram espuma utilizando o sistema ProPack.

Segurança

Homem sofre ferimentos graves em acidente com empilhadeira no Oeste de SC

Vítima de 64 anos foi transportada de helicóptero ao hospital

Mais notícias

Grande Florianópolis

Em Florianópolis, restaurante coreano lança nova edição de menu degustação

Após o grande sucesso e a pedido dos clientes, o restaurante DoshiraKorea confirmou para esta quarta-feira (23) mais uma edição do seu aguardado menu degustação