keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Casal come ‘inhame’ que colheram na rua e são socorridos pelos bombeiros com intoxicação

Eles sentiram dormência na boca, dificuldade para respirar e apresentaram secreção pelas vias áreas

X
Foto: Divulgação
Siga-nos no google-news

Uma ocorrência curiosa mobilizou os bombeiros militares em Gaspar. As equipes foram acionadas depois de um casal passar mal ao comer “inhame”. A raiz, no entanto, era outra, o que causou o problema. O fato ocorreu no começo da tarde de segunda-feira (1º), após uma pessoa ligar para o 193 pedindo ajuda.

Segundo informações, um homem de 52 anos e uma mulher de 45 anos, colheram a raiz na rua e cozinharam ao pensar que se tratava de inhame. Depois da refeição, eles sentiram dormência na boca, dificuldade para respirar e apresentaram secreção pelas vias áreas. O socorro então foi acionado.

O casal aguardou os bombeiros consciente e foi levado ao hospital da cidade para avaliação. O estado de saúde de ambos não foi atualizado até a publicação deste texto. Também não foi possível descobrir que planta foi consumida por engano.

À NSC, o biólogo William Gebien comentou que, pelo relato do casal de Gaspar, é possível que os dois tenham consumido alguma outra espécie da família Araceae, à qual pertence o inhame e o taiá, por exemplo. No entanto, há variedades que podem conter toxinas.

No caso das aráceas, existem os cristais de oxalato de cálcio que perfuram as mucosas e resultam no processo alérgico, de acordo com o biólogo. Cada grupo de espécies, porém, vai ter uma toxina mais presente e, por isso, os sintomas podem variar conforme a raiz consumida.

Ele explica que existe, também, uma espécie de “mandioca brava”, que é bem parecida com o aipim, mas não é a mesma planta. Nessa situação, a pessoa pode sentir um gosto amargo ao ingerir a raiz, que é extremamente tóxica para o ser humano.

A orientação é sempre procurar atendimento médico imediatamente, não tentar nenhum remédio caseiro, nem água ou leite. Tentar levar a planta junto também, para que identifiquem o vegetal que ele ingeriu e quais são as possíveis toxinas para facilitar no tratamento”, ressalta Gebien.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Fort Atacadista sorteia 20 caminhões de prêmios na campanha “Caminhão do Fortão”

Promoção vai até o 1º de setembro e oferece cupons em dobro para pagamentos com o Vuon Card

Geral

Leilão do Detran tem carros por menos de R$ 7 mil em SC

Lances estão abertos e devem ser feitos até a próxima segunda-feira (8)

Geral

Beto Carrero volta a aparecer em ranking dos melhores parques temáticos do mundo

Levantamento foi feito pela plataforma de viagens TripAdvisor

Geral

Multinacional sul-coreana é anunciada como patrocinadora master do O Negócio da Moda (ONDM) em Balneário Camboriú

Hyosung Creora participará pela primeira vez do evento que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Expocentro, em Balneário Camboriú (SC); edição recente ocorrida em Goiânia movimentou cerca de 5 mil pessoas 

Geral

Grife de calçados Paula Torres aterrissa no Balneário Shopping

Um almoço beneficente, para convidadas contará com a presença da criadora da marca

Mais notícias

Segurança

Condutor do Samu morre em acidente em rodovia de SC

Oelinton tinha 35 anos e estava a caminho do trabalho quando sua moto acertou na traseira de um caminhão

Tempo

Nova onda polar traz queda de temperatura ao Sul

O Rio Grande do Sul será o estado mais afetado, com previsão de geada