keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Casal corta custos da obra pela metade ao substituir tijolo por isopor

Prática tem se revelado econômica e versátil

X
Foto: YouTube/Reprodução
Siga-nos no google-news

A utilização de isopor na construção civil pode parecer inusitada para muitos, mas tem se revelado uma prática econômica e versátil. Marina Rosa e Michel Icart são um casal que decidiu abraçar essa novidade, e, por meio de placas monolíticas de EPS (poliestireno expandido), estão construindo sua residência e um espaço para o seu catamarã elétrico.

Na visão do casal, o isopor oferece vantagens em diversas etapas da construção, desde a fundação até as paredes. Em sua residência, estão utilizando o material como substituto da caixaria, uma estrutura geralmente feita de madeira que define o formato e sustenta o concreto durante a obra. Optar pelo isopor, além de reduzir os custos, também facilita a mão de obra.

“O isopor, quando utilizado como caixaria, pode reduzir pela metade os custos, se comparado à madeira tradicional”, comentou Michel em um vídeo no canal MotionMe. Ele também enfatizou a facilidade do processo, onde os blocos de isopor são nivelados, recebendo em seguida as ferragens e o concreto.

Uma das grandes vantagens do EPS, segundo Michel, é sua capacidade de vedação e impermeabilização. Em métodos tradicionais de construção, a caixaria de madeira é removida para a aplicação de impermeabilizantes. Com o isopor, esse passo é desnecessário, pois o material já atua como barreira, permanecendo no local onde foi inserido.

Para completar a inovação na construção, o casal também empregou o isopor na laje de sua casa. Neste caso, as placas são dispostas e, em seguida, revestidas por concreto.

A abordagem do casal na construção de sua casa é um exemplo de como a tecnologia e a inovação podem se aliar à sustentabilidade e economia, demonstrando que é possível pensar fora da caixa — ou, neste caso, construir com ela.

Segurança na construção

O isopor, ou EPS, quando usado na construção civil, tem características específicas. Marina, em uma de suas publicações, esclarece sobre o uso seguro desse material na obra. A versão utilizada conta com um aditivo antichamas, o qual previne a propagação do fogo e faz com que se extinga de forma autônoma.

“Não podemos generalizar todos os tipos de isopor. Alguns, de fato, são inflamáveis. A recomendação é sempre optar por materiais confiáveis e assegurar que o projeto esteja nas mãos de especialistas”, destaca Marina.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Balneário Camboriú irá ‘adotar’ Cruzeiro do Sul, afetada pelas enchentes

A Prefeitura de BC organizou uma campanha solidária que enviou 811 toneladas de donativos ao RS

Geral

Apostador de Itajaí é um dos quatro catarinenses que acertaram cinco números da Mega-Sena

Ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio principal acumulou para o próximo sorteio

Geral

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

A companhia dobrará o valor total arrecadado ao longo de todo o mês de maio com as doações nas mais de 100 lojas que integram o grupo varejista em 7 estados

Geral

Playing for Change lança “Merceditas” com Renato Borghetti em campanha de arrecadações para o RS

Gravação ocorreu em Barra do Ribeiro, uma das cidades afetadas pelas chuvas no estado. Campanha já enviou 22 toneladas de medicamentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Itapema envia nova equipe para ajudar no atendimento à população do Rio Grande do Sul

Terceira equipe enviada está levando barco, viaturas e medicamentos

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física