keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Casal corta custos da obra pela metade ao substituir tijolo por isopor

Prática tem se revelado econômica e versátil

X
Foto: YouTube/Reprodução
Siga-nos no google-news

A utilização de isopor na construção civil pode parecer inusitada para muitos, mas tem se revelado uma prática econômica e versátil. Marina Rosa e Michel Icart são um casal que decidiu abraçar essa novidade, e, por meio de placas monolíticas de EPS (poliestireno expandido), estão construindo sua residência e um espaço para o seu catamarã elétrico.

Na visão do casal, o isopor oferece vantagens em diversas etapas da construção, desde a fundação até as paredes. Em sua residência, estão utilizando o material como substituto da caixaria, uma estrutura geralmente feita de madeira que define o formato e sustenta o concreto durante a obra. Optar pelo isopor, além de reduzir os custos, também facilita a mão de obra.

“O isopor, quando utilizado como caixaria, pode reduzir pela metade os custos, se comparado à madeira tradicional”, comentou Michel em um vídeo no canal MotionMe. Ele também enfatizou a facilidade do processo, onde os blocos de isopor são nivelados, recebendo em seguida as ferragens e o concreto.

Uma das grandes vantagens do EPS, segundo Michel, é sua capacidade de vedação e impermeabilização. Em métodos tradicionais de construção, a caixaria de madeira é removida para a aplicação de impermeabilizantes. Com o isopor, esse passo é desnecessário, pois o material já atua como barreira, permanecendo no local onde foi inserido.

Para completar a inovação na construção, o casal também empregou o isopor na laje de sua casa. Neste caso, as placas são dispostas e, em seguida, revestidas por concreto.

A abordagem do casal na construção de sua casa é um exemplo de como a tecnologia e a inovação podem se aliar à sustentabilidade e economia, demonstrando que é possível pensar fora da caixa — ou, neste caso, construir com ela.

Segurança na construção

O isopor, ou EPS, quando usado na construção civil, tem características específicas. Marina, em uma de suas publicações, esclarece sobre o uso seguro desse material na obra. A versão utilizada conta com um aditivo antichamas, o qual previne a propagação do fogo e faz com que se extinga de forma autônoma.

“Não podemos generalizar todos os tipos de isopor. Alguns, de fato, são inflamáveis. A recomendação é sempre optar por materiais confiáveis e assegurar que o projeto esteja nas mãos de especialistas”, destaca Marina.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Marca de SC aposta em personagens de Rei Leão para nova linha de massas sem glúten

Uma das maiores do setor alimentício do Brasil, a Urbano, de Jaraguá do Sul, apostou nos icônicos personagens de Rei Leão para lançamento de macarrão destinado ao público infantil

Geral

Grupos de reflexão para autores de violência doméstica cresce 34,37% em SC

Os grupos estão mais concentrados no Oeste e Vale do Itajaí

Geral

TAP estuda ampliar voos entre Florianópolis e Lisboa em 2025

Companhia aérea já vendeu quase 20 mil passagens para a nova rota que começa em setembro

Geral

Jovem arquiteta surpreende com loft futurista na CASACOR SC

Projeto de Thayane Santana é um dos ambientes que se destacam na mostra aberta para visitação em Itapema, litoral catarinense

Geral, Negócios

Fort Atacadista apresenta inovações ao mercado no Varejo Tech Day

Alfredo Lopes, Diretor de TI do Grupo Pereira, marca dona do Fort Atacadista, participou do evento promovido pela ACATE, em Florianópolis, na última semana

Mais notícias

Famosos

Top model catarinense estrela capa da revista americana “V”

O Brasil é destaque na capa da publicação norte-americana V, uma das mais aclamadas do mercado da moda, com a modelo natural de Aurora (SC) Maria Klaumann ao lado da consagrada Isabeli Fontana

Eventos

Ambiente ‘Terroir’ traz a viticultura para a CASACOR SC, em Itapema

Quem assina o espaço é a estreante Agnes Paola Picolotto; mostra de decoração segue aberta para visitação até 11 de agosto