keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Casos de estelionato cresceram 30% em Balneário Camboriú

Cidade tem o dobro da média estatual, que é de 15%. Idosos são as vítimas preferidas dos criminosos neste tipo de crime

Siga-nos no google-news

Estelionato: o crime cometido por pessoas “bondosas” que doam os prêmios sorteados pela loteria federal em troca de valores pequenos em relação ao que a vítima receberia em troca. Estão em todos os lugares, são educadas, atenciosas, oferecem recompensas exorbitantes, sempre vão oferecer ajuda e não são identificadas até que o gole se aplique.

Diariamente as pessoas cuidam dos seus celulares, se preocupam com os veículos, as bolsas e pertences, mas como se defender de um crime silencioso? É preciso manter-se atento e instruir possíveis alvos sobre os riscos que aparentemente não existem. Em Santa Catarina, os boletins de ocorrência por estelionato de 2017 comparados com o ano anterior, apresentaram crescimento de 15%.

Com 51 ocorrências de estelionato em 2017, Balneário Camboriú teve 30% de aumento em relação ano anterior. As pessoas são impulsionadas a fazer o que os criminosos propõem e dificilmente conseguem ressarcimento dos valores, pois, em alguns casos a vítima nem registra ocorrência por vergonha ou medo da reação dos familiares.

Os desatentos, idosos, clientes e-commerce, as idas as casas lotéricas, ao banco e entre outras características que podem fazer com que atitudes rotineiras o tornem vítima de golpes como: perda de dinheiro, clonagem de cartões e placas, depósitos bancários com envelopes vazios, bilhetes premiados, produtos comprados pela internet que não são recebidos, ingressos falsos para shows ou jogos e falso sequestro estão entre as inúmeras formas de trapacear muitas de pessoas todos os dias.

É importante destacar ainda que a Polícia Militar presta total apoio as vítimas quando é solicitada, mas é indispensável que, mesmo sendo uma situação constrangedora para algumas pessoas, seja registrado o boletim de ocorrência. Isso ajuda a recuperar valores ou objetos e investigar o criminoso.

A Polícia Militar recomenda total atenção nas compras efetuadas pela internet, evitar deixar idosos e aposentados desacompanhados na saída dos bancos ou casas lotéricas, não trocar bilhetes premiados por quantias em dinheiro entre outras ações que podem o tornar um alvo fácil. Sempre desconfie do lucro rápido, tenha cuidado! Em caso de suspeita ligue 190!

O gráfico abaixo mostra o número de ocorrências registradas em Balneário Camboriú em relação a outras cidades.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Cultura e Lazer

De Jaraguá do Sul, Urbano Alimentos lança a sua própria série animada para o público infantil

Uma das maiores do setor de alimentos do país, com 64 anos de história, já disponibilizou oito episódios da série infantil “Os Carabão”

Grande Florianópolis

South Run Morro do Sertão: veja onde retirar os kits para a corrida em Florianópolis

Os kits da prova que será realizada no domingo (20) já estão disponíveis para retirada nesta sexta e sábado, na Galeria Novo Campeche; na sexta-feira, a partir das 18h, terá um 'Happy Runner' para os atletas