Com menos chuva nas últimas horas a tensão diminuiu nas cidades do Litoral Norte e Vale do Itajaí nesta sexta-feira (22) Em Blumenau e Timbó o nível dos rios entrou em ritmo de baixa. Agora às 10 horas, o sistema de alerta de Blumenau mostra 6,2 metros. O ritmo de queda inclusive aumentou desde a manhã. A cidade segue em alerta, mas acreditando que o pior pode ter passado.
O Rio Benedito causou estragos nesta quinta-feira (21) em pelo menos três cidades por onde ele passa. Timbó, Benedito Novo e Rodeio precisaram ativar abrigos para que as pessoas pudessem levar os pertences. Em Benedito Novo, cerca de 50 residências foram atingidas pela água e em Rodeio, 10. Timbó não confirmou o número.
O nível do rio em Timbó nesta manhã também diminui e na medição oficial feita às 7h, marcava 6,94 metros. A estabilização começou por volta das 23h, e diminuiu a partir deste horário. O rio chegou a alcançar os 7,52 metros, mas até a manhã desta sexta-feira ele já estava com 58 centímetros a menos.
Neste sexta-feira o alerta de chuva persiste, pelo menos até a noite e dependendo da intensidade em casa região, ainda podem ser registrados novos transtornos.
No sábado (23), apesar do predomínio de tempo instável – com possibilidade de chuvas rápidas durante a manhã e pancadas isoladas de chuva à tarde – o tempo melhora em relação aos últimos dias, “com períodos de sol entre nuvens, permitindo uma maior elevação das temperaturas”, informa a Defesa Civil, em boletim divulgado nesta sexta-feira (22).
O domingo (24) também segue com condições para pancadas de chuva em todo o Estado, aparecendo principalmente no período da tarde, devido ao aquecimento combinado com a umidade elevada.
As temperaturas se mantém em elevação em relação aos dias anteriores, com máximas superando os 30°C nas regiões litorâneas e no Oeste de Santa Catarina.