keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Comércio de Santa Catarina tem alta em setembro, segundo IBGE

Dos três setores econômicos monitorados, dois registraram retração, enquanto um apresentou crescimento

X
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom
Siga-nos no google-news

No encerramento de setembro, o cenário econômico de Santa Catarina reflete a persistência dos desafios gerados pelos juros elevados no mercado interno e pelas adversidades no panorama internacional. Seguindo a análise do IBGE em relação a três setores econômicos monitorados, observa-se que dois registraram retração, enquanto um apresentou crescimento em relação ao mês anterior, considerando a série ajustada para sazonalidade. A informação é da Estela Benetti, do NSC Total.

Resultados do setor de comércio

Em setembro, Santa Catarina alcançou o quarto melhor resultado nas vendas do comércio em relação ao mês anterior, posicionando-se como destaque nacional. No varejo restrito, registrou um crescimento de 1,8%, enquanto no varejo ampliado, que abrange materiais de construção e veículos, o aumento atingiu 1,6%. Considerando o varejo ampliado no acumulado do ano, o estado apresentou um crescimento de 2,6%, e nos últimos 12 meses, um avanço de 2,2%.

Os setores que mais se destacaram em setembro, em comparação ao mesmo período do ano anterior, foram veículos e peças (13%), equipamentos e materiais para escritórios (13%), hipermercados e supermercados (9,5%), eletrodomésticos (8,5%) e produtos farmacêuticos (5,9%). Por outro lado, as maiores quedas foram observadas nos setores de livros, jornais e revistas (-34%), móveis (-14,4%), materiais de construção (-4%) e combustíveis e lubrificantes (-2,8%).

Resultados do setor de serviços

Ainda no mês de Setembro, o setor de serviços em Santa Catarina enfrentou uma retração de -0,5% em volume na comparação com o mês anterior, ficando ligeiramente abaixo da média nacional de -0,2%. No entanto, outras análises mostram um cenário mais positivo, com um crescimento de 1,7% em relação a agosto de 2022, uma alta acumulada de 9,2% no ano e 8,2% nos últimos 12 meses.

Quando consideramos os grupos específicos, os serviços para as famílias apresentaram um aumento notável de 10,7% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os serviços de informação e comunicação subiram 1,1%, os transportes cresceram 3%, enquanto os outros serviços tiveram alta de 7,4%. Por outro lado, o grupo de serviços profissionais, administrativos e complementares registrou uma queda de 4,7%.

Destaca-se também o desempenho positivo das atividades turísticas, com um crescimento de 6,2% em setembro em relação ao mês anterior, superando a média nacional de 1,5%. Em comparação a setembro do ano passado, o setor apresentou um crescimento de 12,7%, acumulando 7,9% no ano e 9,8% nos últimos 12 meses.

Resultados do setor industrial

Em setembro, a produção industrial de Santa Catarina apresentou uma leve retração de -0,2% em relação a agosto, um resultado semelhante ao da média nacional, que registrou um crescimento de 0,1%. Esses números indicam estabilidade no setor. No acumulado do ano até setembro, a produção industrial catarinense acumula uma queda de -2,6%, enquanto o Brasil tem uma queda de -0,2%. Nos últimos 12 meses, a indústria de Santa Catarina acumulou uma retração de -3,1%, enquanto a do Brasil ficou em 0,0%. Após um longo período de resultados negativos devido ao impacto dos juros altos, a indústria de SC mostra sinais de melhora gradual.

Os setores que registraram crescimento em setembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, foram máquinas, aparelhos e materiais elétricos (21,9%), produtos de borracha e plásticos (11,5%), alimentos (5,5%), produtos químicos (5,0%) e produtos de metal (4,6%). As maiores quedas no mesmo período foram na produção de móveis (-27,6%), confecções (-10,3%) e minerais não metálicos (-6,4%). Outros setores que apresentaram retração foram têxteis (-4,8%), papel e celulose (-4%), veículos e reboques (-2,9%), máquinas e equipamentos (-0,7%) e produtos de madeira (-0,6%).

*Supervisionado por Everton Palaoro

Fonte: NSC Total

Sobre o autor:
Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Sicredi Vale Litoral SC destina mais de R$ 27 milhões de resultados aos seus associados

Cooperativa devolve aos seus associados a participação dos seus resultados com base nos produtos e serviços utilizados no último ano

Economia

Plantio de coca deve ser substituído pelo açaí em áreas da Colombia

Plano foi apresentado pelo governo do Departamento de Putumayo a empresários brasileiros durante missão de intercambio

Economia

Aeroporto de Florianópolis amplia voos para destino internacional

A Latam Airlines será responsável por operar esses voos adicionais durante a temporada de inverno

Economia

Porto de São Francisco do Sul registra aumento de 20% neste primeiro trimestre

Março de 2024 se destacou particularmente, com uma movimentação de 1,6 milhão de toneladas

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú