keyboard_backspace

Página Inicial

Esportes

Lugares para andar de skate em Florianópolis

Confira as pistas de skate em Florianópolis que recebem tanto iniciantes quanto pessoas que já evoluíram na prática do esporte.

X
Siga-nos no google-news

Confira as pistas de skate em Florianópolis que recebem tanto iniciantes quanto pessoas que já evoluíram na prática do esporte.

Florianópolis é conhecida tanto no Brasil, quanto no mundo, por ser uma das capitais não apenas do surf, mas também da prática de esportes radicais, sendo o skate um dos esportes com mais locais para sua prática e skatistas.

Inclusive, é em Florianópolis que fica a maior pista de skate do sul do país, como você verá mais adiante. Preparado para saber onde é possível andar de skate na capital catarinense? Pois, começaremos pelas pistas públicas.

Em pistas públicas ou nas particulares, Floripa oferece ótimas opções para aqueles que gostam de andar de skate e “fazer a cabeça”, e apesar de todo skatista achar que poderiam até haver mais pistas na cidade, é possível aproveitar as que já existem na cidade.

Pistas públicas

Há muitas opções de pistas gratuitas pela Ilha:

1- Pista da Beira Mar Norte

Fonte: Divulgação

Localizada em frente ao Shopping Iguatemi e no bairro Trindade, um dos bairros mais populosos de Floripa, a pista da Beira-Mar Norte é uma ótima pista de skate.

Apesar de apresentar ótimas condições para a prática de skate, ela não costuma ser uma pista muito movimentada, nem aos finais de semana. 

Ela possui uma boa minirrampa, uma área de street e uma lanchonete para aqueles que desejam “bater um rango”.

2- Pista da Costeira

Fonte: Divulgação

Utilizada por mais de 28.000 skatistas e chamada de ‘’o Maracanã do skate’’, a pista de skate da Costeira do Pirajubé, no sul da ilha, é um complexo de quatro mil metros quadrados, sendo a maior pista de skate do sul do país.

Com uma área de 1,4 mil metros quadrados, essa pista é uma skatepark relativamente nova, com uma estrutura em formato bowl (com um fundo abaulado, como uma tijela), o flow e uma área de street, onde os skatistas executam manobras em mobiliário urbano, como bancos, escadas e corrimões.

Bastante movimentada nos fins de semana, já que além da skatepark o complexo também abriga um parquinho e quadras de esportes, essa pista tem diversos obstáculos, como rampas retas, banks, minirrampa, escadas, savana, funbox e quarter-pipe.

Uma curiosidade sobre essa pista: ela foi a primeira de Floripa com estrutura e capacidade para sediar competições nacionais e internacionais de skate.

3- Pista do Estreito

Muito bem localizada no bairro Estreito, ao lado do Estádio do Figueirense, o Orlando Scarpelli, a pista de skate do estreito é um convite para os praticantes desse esporte que moram no continente.

Essa pista engloba uma área de street, que possui um quarter-pipe com duas alturas, banco, um funbox com corrimão e uma rampa reta. É bom lembrar que existem algumas falhas no concreto da pista, logo preste bastante atenção para que não ocorram acidentes.

Minirrampa de Coqueiros

Também há uma opção para os skatistas em coqueiros. logo atrás do posto de polícia de Coqueiros no continente.

É uma minirrampa, que pode ser considerada um half-pipe, em função de sua forte transição. Infelizmente, no momento, a pista de concreto encontra-se em más condições e raramente tem sido utilizada, já que está com muitos buracos, o flat é curto demais e está sem o coping.

4- Pista do Jardim Atlântico

Essa é mais uma pista localizada na parte continental de Florianópolis, a skatepark do Jardim Atlântico.

Ela é uma ótima opção para os praticantes que desejam dar umas voltas, tendo uma área de street muito boa, que permite aos skatistas executar uma grande variedade de manobras.

Entretanto, é bom ficar atento quanto a transição da minirrampa, ela não é muito boa e é necessário tomar bastante cuidado antes do drop.

Pistas particulares

Quando falamos em pistas particular de skate em Floripa, não podemos esquecer de uma que é um absoluto clássico para a cidade, mas que, porém, encontra-se abandonada e apresentar estar em más condições.

É o Snake-run, do Clube 12 de Agosto em Jurerê, construído na década de 70 e que possui um half-pipe no fim da ladeira. Esse certamente é um pico radical que precisa ser retomado e reativado na ilha.

Outra pista particular interessante é a da pousada Hi Adventure, no Rio Tavares. Ele tem ótimos banks e é de uso particular dos hóspedes da pausada.

Aliás, o Rio Tavares é o bairro que mais concentra pistas particulares em Floripa, sendo no total 25 pistas de skate particulares localizadas neste bairro.

No Rio Tavares também há outras duas pistas particulares, sendo um bowl com três profundidades e um half-pipe de madeira no Inside Corner, um lugar que é parada obrigatória para aqueles que gostam de skate, uma comida boa e música.

Para finalizar, é bom lembrar de duas pistas particulares de São José, que são alternativas importantes para os skatistas de Floripa, já que São José faz parte da Grande Florianópolis.

1- Skate Plaza Beira Mar de São José

Fonte: Divulgação

Quem vai até a Av. Beira-mar de São José pode curtir dar umas voltas e realizar algumas manobras na Skate Plaza da Beira-mar de São José.

Inaugurada em 2004, sendo revitalizada em 2016, essa é pista mais ampla da Grande Florianópolis, sendo um dos maiores streets parks do estado de Santa Catarina.

Essa pista recebe diariamente centenas de skatistas, rollers e bikes vindos de toda região, sendo um ponto de encontro perfeito para pessoas de diferentes idades, gêneros e origens.

Ela possui duas minirrampas e uma extensa área de street, tem uma excelente iluminação e é um espaço também utilizado para a promoção de eventos nacionais e regionais de outras modalidades.

2- Arca Skateboard

Fonte: Divulgação

Para aqueles que pretendem treinar e ficar mais feras no skate, existe no bairro Kobrasol, em São José, um excelente centro de treinamento para skatistas, o Arca Skateboard.

Esse centro de treinamento é focado em skatistas iniciantes e também para skatistas de alto rendimento aperfeiçoarem suas manobras e desempenhos técnicos.

O espaço é bem grande, contando com um Mini-ramp, um halfpipe, um bowl e uma área de street, mais uma sala de treinamento físico para os atletas.

A pista é ideal para iniciantes, em função de ela toda feita de madeira, o que ajuda a desgastar menos os equipamentos e a reduzir os impactos das quedas. O espaço permite que a pessoa possa utilizá-lo através de pagamentos de planos mensais ou de diárias.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Karoline
Karoline Moura
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Esportes

Fort Atacadista promove diversas atrações para os torcedores na final do Campeonato Catarinense

Último jogo da competição será neste sábado, dia 6 de abril, em Criciúma

Esportes

Circuito South Run lança calendário de corridas inéditas em Santa Catarina

Serão três etapas durante este ano, duas em Florianópolis e uma na Praia da Ibiraquera, em Imbituba. As provas acontecem em terreno misto e em meio à natureza

Esportes

Festival Anasol de Surf para Autistas irá reunir 150 atletas na Praia Central em Balneário Camboriú

Festival Anasol de Surf para Autistas contará também com a participação de outros 200 adultos voluntários

Esportes

1° Desafio Skate Social será realizado em Itapema neste sabádo

O evento celebra a conexão entre esporte e ação social, reunindo crianças e jovens beneficiados por projetos sociais

Mais notícias

Grande Florianópolis

Na capital, The House é sucesso de público e arrecadações na Casa Hercílio Luz

O coletivo de moda criativa organizado pelo trio Carol Lobato, Luiza Freyesleben e Renata Costa movimentou Florianópolis e arrecadou donativos para o Rio Grande do Sul

Geral

Playing for Change lança “Merceditas” com Renato Borghetti em campanha de arrecadações para o RS

Gravação ocorreu em Barra do Ribeiro, uma das cidades afetadas pelas chuvas no estado. Campanha já enviou 22 toneladas de medicamentos ao Rio Grande do Sul