keyboard_backspace

Página Inicial

Esportes

Festival Anasol de Surf para Autistas irá reunir 150 atletas na Praia Central em Balneário Camboriú

Festival Anasol de Surf para Autistas contará também com a participação de outros 200 adultos voluntários

imagem mostra surf em BC X
Foto: Lorenzo Degola
Siga-nos no google-news

A Praia Central de Balneário Camboriú volta a ser palco de esporte e inclusão no próximo sábado, 2 de dezembro. O Festival Anasol de Surf para Autistas vai receber 150 atletas de diferentes estados do Brasil com Transtorno do Espectro Autista (TEA), portadores da Síndrome de Down e deficiência física a partir das 9h. A sétima edição do evento, que aposta no surf como ferramenta de inclusão social, é organizado neste ano pela Anasol.

Túlio Ferri, instrutor de surf da Surfescola BC e idealizador do festival, explica que o evento recebe crianças e jovens de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Em 2023, será realizada ainda a segunda edição do Circuito de Surfe de Inclusão nas categorias Autismo e Síndrome de Down. O prêmio para o primeiro lugar de cada categoria é uma prancha de surf exclusiva, feita especialmente para os grandes campeões do evento.

O Festival Anasol de Surf para Autistas contará também com a participação de outros 200 adultos voluntários que apoiarão toda a dinâmica do evento no dia 2 de dezembro. Cada criança é acompanhada por pelo menos 1 voluntário que fornece todo o apoio no momento da competição.

“Surfar é um desafio para todos e atrelar este desafio em um contexto de muita agitação e barulho faz com que o autista supere a questão da sensibilidade sensorial e ganhe mais segurança e auto estima. Acrescentamos a este desafio a competição onde eles ganham notas conforme a performance sobre as ondas”, pontua Túlio. “Sabemos que a competição é um dos fatores evolutivos. O festival explora mais esta ferramenta, objetivando trabalhar a frustração, resiliência, perseverança e empatia”, completa.

O propósito do festival, segundo o instrutor de surf, é também que eles se sintam campeões, por isso todos recebem medalhas de primeiro lugar, aliado a muita socialização, diversão e contato com a natureza. Para os voluntários, conforme Túlio, festival oferece a oportunidade para que mais pessoas conheçam e entrem no universo do autismo e síndrome de Down de uma forma divertida e emocionante.

O Festival Anasol de Surf para Autistas tem co-patrocinio da Saneplan Impermeabilização e COC de Balneário Camboriú, além de apoio da Inpot, Woodecutter Brasil, Alemão da Praia, Dekinha Baby e TR surfboard. A organização é da Surfescola BC, AMA Litoral, ASPI, Surf Sem Fronteiras, Onda Azul, Amor pra Down, FEPASD e Somos Mais.

AGENDA
Festival Anasol de Surf para Autistas
Data: 2 de dezembro (sábado)
Horário: 9h
Local: Praia Central de Balneário Camboriú, altura da rua 2500

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Esportes

Circuito South Run lança calendário de corridas inéditas em Santa Catarina

Serão três etapas durante este ano, duas em Florianópolis e uma na Praia da Ibiraquera, em Imbituba. As provas acontecem em terreno misto e em meio à natureza

Esportes

1° Desafio Skate Social será realizado em Itapema neste sabádo

O evento celebra a conexão entre esporte e ação social, reunindo crianças e jovens beneficiados por projetos sociais

Esportes

Atleta de São José se prepara para campeonato internacional de Jiu-Jitsu

A lutadora Vanessa Serafim conquistou recentemente oito primeiros lugares e uma terceira posição em cinco campeonatos

Esportes

Projeto ‘Ciclistas do Futuro’ será implantado em dois bairros de Itapema

Recursos destinados pelo FIA serão destinados à aquisição de novas bicicletas com aros de 16 e 20 polegadas, uniformes e contratação de instrutores qualificados

Esportes

Final de semana terá Campeonato Brasileiro de Basquete 3X3 em Itapema

Campeonato tem 52 times inscritos divididos nas categorias sub-18, sub-23 e adulto, masculino e feminino

Mais notícias

Saúde

Santa Catarina decreta situação de emergência por conta do aumento de casos de dengue

A governadora em exercício, Marilisa Boehm, assinou um Decreto Emergencial Epidemiológico

Segurança

Jovem português procurado pela Interpol é preso em SC

O homem agora aguarda no sistema prisional, onde ficará detido até que o processo de extradição para Portugal seja finalizado