keyboard_backspace

Página Inicial

economia

Consumo de gás natural em SC cresce 7,6% em maio e bate recorde histórico

Em maio, o consumo de gás natural em Santa Catarina registrou um crescimento de 7,6%, segundo dados da Companhia de Gás de SC (SCGÁS) divulgados nesta sexta-feira (11). O volume total consumido no mês passou […]

X

Em maio, o consumo de gás natural em Santa Catarina registrou um crescimento de 7,6%, segundo dados da Companhia de Gás de SC (SCGÁS) divulgados nesta sexta-feira (11). O volume total consumido no mês passou de 64,9 milhões de m³ em abril para 69,9 milhões de m³ em maio. Este foi o maior valor já registrado no Estado. 

Os principais setores em crescimento foram o residencial, com 30% de aumento, o industrial, com +4,5%, e o Gás Natural Veicular (GNV), com +1,4%. Além disso, o pico de vendas da Companhia ocorreu no dia 6 de maio, quando foram comercializados 2.451.657 m³ de gás natural, o maior volume para um único dia. 

Para o presidente da SCGÁS, Willian Lehmkuhl, o gás natural é essencial para o desempenho da economia catarinense. “Desde o início do ano estamos registrando recordes no consumo, com recuperação em todos os setores pós crise causada pela pandemia. As 321 indústrias que atendemos, por exemplo, são responsáveis por cerca de 50% do PIB industrial catarinense, o que significa que o crescimento no consumo desse setor está diretamente ligado à recuperação da economia em 2021”, disse.

Insumo extra

Com consumo em alta, a SCGÁS negocia novos contratos de fornecimento do insumo. Nesta semana mais uma etapa foi concluída, em um processo que tem parceria com outras quatro distribuidoras de gás natural do Centro-Sul do país. Foram selecionados 11 fornecedores, entre eles a Shell e a Petrobras, com mais de 100 propostas comerciais.

A próxima etapa da contratação acontece a partir de julho. O objetivo é que, ao longo do segundo semestre, as distribuidoras celebrem novos contratos de suprimento com início das operações em 2022. Em Santa Catarina, a SCGÁS deve substituir gradualmente o atual contrato, assinado somente com a Petrobras.

economia

Gasolina e gás de cozinha aumentam de novo; Preço do botijão já chega há R$ 130

Mesmo sem a Petrobras aumentar o preço do produto nas suas refinarias, já soma alta de mais 5%

economia

Gasolina mais barata do Brasil: Procon faz posto vender combustível a preço de custo em SC

Procon vai penalizar outros postos e obrigar estabelecimentos a vender gasolina por 24 horas a preço de custo

economia

Setor de serviços cresce 17% em SC no acumulado do ano, aponta IBGE

O crescimento catarinense foi o quarto maior entre todos os estados. A média nacional ficou em 10,7%

economia

PIB de Santa Catarina avança acima da média nacional e chega a 9%

Santa Catarina ocupa um das melhores posições de crescimento econômico no cenário nacional

Mais notícias

animal

Vídeo: Catarinense flagra a rara “ave-fantasma” em plena luz do dia

Ricardo Alexandre Jerônimo passava pela praia central da cidade quando viu o pássaro e aproveitou para fazer vídeos e fotos

coronavirus

Máscaras irregulares vendidas ao governo de SC serão devolvidas à empresa na próxima segunda-feira

Nesta sexta, os servidores da pasta farão a contabilidade dos itens devolvidos no almoxarifado da Secretaria, em Florianópolis