Uma criança de 12 anos foi identificado pela Polícia Civil como uma das pessoas que estariam por trás dos perfis do Homem-Pateta, que incitam crianças ao suicídio e automutilação. Segundo a Polícia Civil, o menino de 12 anos demonstrou arrependimento depois de ameaçar os colegas de sua escola, em Sorocaba, interior de São Paulo.
A criança foi identificada após dezenas de denúncias registradas na Delegacia Seccional de Sorocaba, que periciou os aparelhos das crianças e descobriu a origem das ameaças.
Segundo a Polícia Civil, após ser levado para a delegacia, o menino percebeu a gravidade das ameaças e disse que se arrependeu.
O menino teria se inspirado a fazer as ameaças após assistir a um vídeo sobre o Homem-Pateta na internet. Após ter a ideia, a criança passou a coletar números de colegas da escola para depois iniciar conversar com seus alvos por aplicativos de mensagens, sob a figura do Homem-Pateta.
O caso foi encaminhado à Vara da Infância e Juventude de Sorocaba, que vai julgá-lo. Caso culpado, por ter menos de 18 anos, ele cumprirá medida socioeducativa, com possibilidade de privação de liberdade limitada em até três anos. O menino pode responder pelo crime de instigação a suicídio e ameaça.