keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Crime de estelionato já ‘extraiu’ R$ 60 milhões de Florianópolis em oito meses

Este problema mundial tem crescido muito no ambiente digital

X
Delegada Michele Alves Correa Rebelo, diretora de Polícia Civil da Grande Florianópolis – Foto: Polícia Civil/Divulgação
Siga-nos no google-news

O estelionato é um problema global que ganhou ainda mais relevância após a pandemia de coronavírus, que impulsionou a migração maciça para o ambiente digital. A crescente presença dos estelionatários nesse espaço transformou esse crime em uma das atividades mais lucrativas do crime organizado.

Os golpes chegam em diversas formas, seja por meio de mensagens no WhatsApp, e-mails, SMS ou por métodos mais tradicionais, como o golpe do “bilhete premiado”, entre outros.

Dados alarmantes em Florianópolis

Em Florianópolis, apenas nos últimos oito meses, foram registrados 10 mil boletins de ocorrência por estelionato. Estima-se que tenham sido extraídos cerca de R$ 60 milhões das vítimas com contas na capital.

Os dados alarmantes são fornecidos pela Delegacia de Combate ao Estelionato (DCE) em Florianópolis, uma divisão criada em 29 de julho de 2023, em resposta à explosão de casos desse tipo de crime. “Imagine quanto dinheiro pode ter sido retirado do restante do estado”, questiona a delegada Michele Alves Correa Rebelo, diretora da Polícia Civil da Grande Florianópolis.

Outro desafio enfrentado pela Polícia Civil é a pena relativamente branda para o crime de estelionato, o que não só incentiva a sua incidência, como também dificulta o trabalho policial. “Quando conseguimos caracterizar associação criminosa ou lavagem de dinheiro, aí sim passa a ser um crime passível de prisão, em regime fechado”, observa a delegada Michele.

Segundo o Código Penal, o estelionato prevê uma pena de um a cinco anos de prisão, uma punição considerada por muitos como obsoleta diante da complexidade e gravidade desse tipo de crime.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Segurança

Incêndio em pousada que matou 10 pessoas tem cinco mortos ainda não identificados

A tragédia que ocorreu na madrugada da última sexta-feira (26), em Porto Alegre, resultou em 10 mortos e 15 ferido

Segurança

Homem alega que alienígenas o mandaram atacar fórum de Itajaí

Durante o interrogatório, o homem relatou que cometeu os atos de vandalismo motivado por "vozes" alieníginas que o incitavam a realizar o ataque

Segurança

Médico morre após grave acidente na BR-282 no Oeste de SC

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quarta-feira (24)

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008