keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Deputados votam hoje o impeachment do governador Carlos Moisés e vice

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) irá votar se dará continuidade ou arquivará o processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr. A votação ocorre às 15h desta quinta-feira […]

X
Ricardo Wolffenbuttel/Secom/Visor Notícias
Siga-nos no google-news

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) irá votar se dará continuidade ou arquivará o processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr. A votação ocorre às 15h desta quinta-feira (17).

Os 40 deputados votam dois projetos diferentes. Um deles analisa o caso da vice e outro o do governador Moisés.

Cada um dos 12 partidos que fazem parte da atual legislatura da Alesc terá uma hora para se manifestar antes da votação. O tempo poderá ser dividido entre cinco deputados de cada partido.

O CliSC irá retransmitir ao vivo o processo por suas páginas no facebook, youtube (Visor Notícias), Instagram (Visor Notícias) e pelo site clicsc.com.br, acompanhe!

Como funciona

Assim como ocorreu na época da votação do impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, cada um dos 40 parlamentares irá ao microfone para dar seu voto. A votação começará da maior para a menor bancada da Assembleia.

Caso dois terços dos deputados, ou seja 27, votem para que o processo de impeachment continue, será criada uma nova comissão, formada por cinco deputados e cinco desembargadores. Caso o governador e a vice consigam angariar no mínimo 14 votos, o processo é arquivado.

Se o processo for aceito, em cinco dias (após o envio da denúncia da Alesc para o TJSC) será formada a Comissão Julgadora, com integrantes do judiciário e da Alesc e presidida pelo presidente do TJSC, Ricardo Roesler.

No dia da instalação da comissão será sorteado o relator do processo. Ele tem 10 dias para emitir um parecer se aceita ou não a continuidade do processo.

Se seis dos 10 integrantes aceitarem o recebimento da denúncia, Moisés e Daniela são afastados do cargo por 180 dias. Assume então o cargo de governador do Estado o presidente da Alesc. Caso ele não possa, o próximo na linha de sucessão é o presidente do TJSC.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Ministro Alexandre de Moraes revela planos de atentado contra sua vida

Ministro fez revelações chocantes sobre os planos dos golpistas de 8 de janeiro

Política

Bancada do Vale do Itajaí destina R$ 18 milhões para auxiliar cidades impactadas pelas enchentes

A verba pode ser destinados tanto para ações de combate às cheias como para outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física