Uma mudança nunca antes vista em uma das maiores redes sociais da atualidade pode estar prestes a acontecer. O Facebook pode mudar de nome em breve e, especialistas dizem, o anuncio pode ser feito na conferência anual do Facebook realizada no dia 28 de outubro.
A empresa pode se tornar um “metaverso”, tecnologia que permite ao usuário entrar em um universo virtual mais amplo e conectado com todo tipo de ambiente digital. Sendo assim, o Facebook seria muito mais do que uma rede social e funcionaria como um conglomerado de mídia social.
Conforme informou o The Verge (via NME), a reformulação da marca pode ser encarada como uma tentativa de afastar seu nome das controvérsias que o Facebook enfrentou nos últimos anos, como o recente depoimento de uma fonte anônima no congresso americano afirmando que a rede social estaria amplificando conteúdos prejudiciais para seus usuários.
Em recente entrevista ao The Verge, Zuckerberg falou um pouco sobre o assunto: Eu acho que nós vamos efetivamente modificar a visão das pessoas, que deixaram de nos ver como uma simples rede social para nos enxergar como uma companhia metaverso.
O Facebook estima a contratação de 10 mil pessoas para ajudar a construir o metaverso de Mark Zuckerberg e, se confirmada a alteração, a empresa tomará o mesmo caminho do Google.
Em 2015, a gigante fundada por Larry Page se reestruturou em uma holding, a Alphabet, para deixar claro que não era somente um site de buscas. Apesar das possíveis mudanças, o site e aplicativo do Facebook devem continuar com o mesmo nome.