keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Falta de mão de obra na construção civil preocupa mercado imobiliário

Projeções indicam que o Brasil pode enfrentar um apagão de profissionais em uma década

X
Foto: Everton Palaoro/Visor Notícias
Siga-nos no google-news

A escassez de mão de obra na construção civil continua preocupando empresários e especialistas do mercado imobiliário. Projeções apontam que, em cerca de uma década, o país pode enfrentar um sério déficit de profissionais, especialmente nos canteiros de obras.

De acordo com a Sondagem da Construção da FGV, quase 30% das empresas consultadas destacaram a falta de mão de obra como uma das principais dificuldades. Atualmente, o setor emprega formalmente 2,8 milhões de trabalhadores, número 12% menor do que em 2010. Com a previsão de crescimento de 3% para este ano, o problema deve se agravar.

Um levantamento do SindusCon-SP, realizado pela Autodoc, revela o envelhecimento dos trabalhadores. A idade média passou de 38 anos, em 2016, para 41 anos, em 2024. Entre os mestres de obras, a média aumentou de 40 para 45 anos. Nos oficiais, de 37 para 40 anos, e entre os engenheiros, de 30 para 37 anos.

David Fratel, coordenador do Grupo de Trabalho de Recursos Humanos do SindusCon-SP, alerta para a falta de renovação com profissionais mais jovens. “A construção civil demanda esforço físico. Aos 40 anos, a vitalidade já não é a mesma”, diz Fratel.

Se nada for feito, o país pode enfrentar um apagão de mão de obra em breve. A escassez de profissionais já resulta no aumento dos preços dos serviços contratados e retrabalho devido à baixa qualidade.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Segurança

Restaurante sujo e com pombos na cozinha é interditado em Itajaí

A investigação busca determinar se os animais eram utilizados como carne nas refeições oferecidas

Segurança

Seis pessoas são presas em operação da PM em BC

A operação, realizada nesta quarta-feira (10), abrangeu os bairros Municípios e Centro, áreas conhecidas por atividades criminosa

Segurança

PF deflagra operação contra o tráfico transnacional de drogas em Itajaí

A ação é resultado de uma investigação que começou em maio de 2023

Segurança

Mulher usa app de delivery para pedir ajuda e escapar de cárcere privado

Ao fazer um pedido em uma hamburgueria local, ela incluiu um pedido de socorro nas observações

Mais notícias

Famosos

Top model catarinense estrela capa da revista americana “V”

O Brasil é destaque na capa da publicação norte-americana V, uma das mais aclamadas do mercado da moda, com a modelo natural de Aurora (SC) Maria Klaumann ao lado da consagrada Isabeli Fontana

Eventos

Ambiente ‘Terroir’ traz a viticultura para a CASACOR SC, em Itapema

Quem assina o espaço é a estreante Agnes Paola Picolotto; mostra de decoração segue aberta para visitação até 11 de agosto