Até o final da noite deste sábado (04), as atenções no meio político de Balneário Camboriú permaneciam voltadas para a movimentação partidária. Era o prazo final para as filiações. Enquanto alguns pré-candidatos estavam tranquilos e seus partidos definidos, com a nominata de candidatos a vereador preenchida, outros procuravam acomodar seus apoiadores em alguma sigla.
Teve pré -candidato a vereador convidado a se retirar de determinado partido e até vereador rejeitado e impedido de se filiar.
O PTB cumpriu à risca de não aceitar nenhum vereador, assim como ex-vereador. A presidente Andréia Sessim, que acumula a função de presidente Estadual do PTB Mulher resistiu à pressão e não aceitou a filiação de nenhum vereador, de acordo decisão partidária. A professora Zélia Zanella, diretora da Escola Municipal Ariribá, o presidente da Colônia de Pescadores da Barra, Levi Elias Vicente, Júnior Eifler e André Araújo, assim como Andréa Sessim são alguns nomes que vão disputar a eleição para vereador.
O Coronel Evaldo Hoffman mantém sua pré -candidatura a prefeito. Em conversa com o Blog do Pepa, Evaldo observou que a situação dos militares é diferente. “somente irei me filiar na Convenção do Partido, tenho prazo até Primeiro de julho para fazer isso”.
O presidente do Cidadania, vereador Joceli Nazari afirmou que o partido está com uma nominata de 23 nomes para vereador, entre eles o advogado Gelson Rodrigues, vereador em primeiro mandato, que tenta a reeleição.
O presidente do PP, vereador Leonardo Piruka, pré- candidato a prefeito, afirma que o partido perdeu um vereador com a saída de Marcelo Achutti para o MDB, mas manteve sua base com a permanência do vereador André Meirinho , Fábio Flor e Lageano, assim como outros nomes importantes.
O vereador Arlindo Cruz ingressou no PSD e tenta a reeleição. Em contato com o Blog do Pepa, declarou que não foi expulso de seu antigo partido, o MDB, uma vez que não existe documento comprovando, tanto na executiva municipal ou estadual.
O pré -candidato a prefeito do PSDB, empresário e engenheiro Auri Pavoni, demonstra satisfação com a nominata de candidatos a vereador. No entanto, a direção tucana até à tarde deste domingo, não se manifestou a respeito de novas filiações.
O PL, partido do vice-prefeito Carlos Humberto, é um partido bem estruturado e tem condições de aumentar o número de representantes no Legislativo.
O MDB, partido do ex-prefeito e pré -candidato Edson Piriquito, atualmente com três vereadores, tem condições de eleger mais uns dois ou três, de acordo com o presidente Dão Koeddermann, bastante satisfeito com o resultado do trabalho realizado e a aceitação do nome de Piriquito nas ruas.
O Podemos teve dificuldade para acomodar todos candidatos em torno da reeleição de Fabrício de Oliveira. Até este domingo havia dúvidas a respeito dos nomes de Omar Tomalih, Roberto Souza Junior, Marcos Kurtz, Chaves Júnior, Claudir Maciel e Anderson Santos.
O vereador David Lá Barrica também deixou o PSB, que passou a ser comandado pelo advogado Valdir Zanella. David assinou ficha de filiação no Patriotas.
Outros dois pré -candidatos a prefeito: o administrador Pedro Luiz, pelo PRTB, e Dileta Corrêa, pelo Republicanos. Em seu Facebook, Dileta afirma que “fechou com louvor a nominata para disputar as eleições municipais “.