keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Florianópolis: ventania acelera safra de tainhas

A pesca desses peixes é permitida até o dia 31 de julho

X
Foto: Videomonitoramento
Siga-nos no google-news

A frente fria associada a um ciclone extratropical que atinge Florianópolis nesta quinta-feira (13) trouxe consigo fortes ventos e baixas temperaturas, mas também favoreceu o surgimento de tainhas, muito apreciadas pelos pescadores da região.

O fenômeno climático que sacudiu todas as regiões de Florianópolis teve um efeito colateral bem-vindo. Segundo Adriano Weickert, subsecretário da Pesca, Maricultura e Agricultura da cidade, as temperaturas mais baixas incentivam o aparecimento de tainhas, peixes muito procurados durante sua safra.

“O frio favorece o aparecimento da tainha, mas a velocidade da corrente marítima também é um fator crucial”, explicou Weickert.

O dia, apesar das condições climáticas adversas, mostrou-se bastante produtivo para os pescadores. Um vídeo publicado pela central de videomonitoramento exibiu uma grande captura de tainhas no Pântano do Sul, em Florianópolis.

Essa relação entre as baixas temperaturas e a presença de tainhas é respaldada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). Segundo o instituto, a migração reprodutiva das tainhas ocorre entre o fim do outono e o período do inverno.

Nessa época, os cardumes de tainhas aproveitam as correntes marítimas trazidas pelas frentes frias para migrarem dos estuários do sul do Brasil, Uruguai e Argentina, com o objetivo de desovar em águas marinhas costeiras mais quentes.

Vale destacar que a pesca desses peixes é permitida até o dia 31 de julho em Florianópolis, proporcionando um período adicional de atividade para os pescadores locais, mesmo em condições climáticas desafiadoras.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Animal

Dia Mundial dos Animais de Rua: Grupo Pereira adota cães abandonados nas lojas de suas bandeiras

Iniciativas solidárias e adoção responsável são algumas das ações realizadas por redes como o Fort Atacadista

Animal

Homem é preso por maus tratos à animal em farra do boi

O caso ocorreu em Governador Celso Ramos neste domingo (24)

Animal

Homem é preso por maus-tratos a pitbulls em Florianópolis

Os cães resgatados foram encaminhados para a DIBEA, onde receberão os cuidados necessários até que estejam prontos para serem adotados

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú