keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Governo Bolsonaro lança programa que acaba com habite-se e alvará para construções de baixo risco

O ministério da Economia realizou, nesta segunda-feira (14), o lançamento do Licenciamento Urbanístico Integrado. O projeto, além de estabelecer classificação de risco para atos públicos de liberação de direito urbanístico, cria o Mercado de Procuradores […]

X
Siga-nos no google-news

O ministério da Economia realizou, nesta segunda-feira (14), o lançamento do Licenciamento Urbanístico Integrado. O projeto, além de estabelecer classificação de risco para atos públicos de liberação de direito urbanístico, cria o Mercado de Procuradores Digitais de Integração Urbanística de Integração Nacional (Murin), desenvolvido para a dispensa de licenciamento de alvará de construção e habite-se para obras e edificações consideradas de baixo risco, aplicando, assim, a Lei de Liberdade Econômica ao direito urbanístico.

O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, participou da cerimônia de lançamento do programa. Na ocasião, o secretario especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, afirmou que a iniciativa irá beneficiar o cidadão que deseja construir no país, dando mais liberdade no processo de liberação das construções.

“Avançamos na liberdade de empreender, na liberdade dos mercados, na liberdade para contratar. A liberdade é uma das pautas prioritárias desse governo. Através da desburocratização dos licenciamentos, vamos beneficiar o cidadão e as empresas para que possam construir com mais agilidade. Consequentemente, vamos gerar mais emprego e renda, impactando diretamente na redução do desemprego”, analisou o secretário.

O tempo médio atualmente para licenciar e regularizar uma construção é de 338 dias. Através do Licenciamento Urbanístico Integrado e da Resolução nº 64/202, recém aprovada pelo Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM), o governo vai permitir que empresas façam a gestão desses processos de regulamentação. Elas poderão atuar concomitantemente para gerar concorrência no mercado, possibilitando que o cidadão escolha qual prestadora vai operar suas licenças.

A primeira empresa a estrear os serviços será o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O presidente da instituição, Gileno Gurjão Barreto, disse que o processo de desestatização irá melhorar bastante o procedimento de licenciamento urbanístico. “O Serpro vai atuar para facilitar a vida das pessoas e empresas que querem construir no país. O foco é melhorar a vida do cidadão, estamos à disposição para o que for necessário nesse sentido”, declarou. O setor da construção é um dos principais que movimentam a economia do país. Em 2019, produziu R$ 228 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB).

Veja o evento de lançamento

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Brasil

Scooter elétrica precisará de licenciamento e placa, define Contran

Essa é a determinação de uma resolução aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que será publicada nos próximos dias

Brasil, Economia

Empresas Icon, de Criciúma, marcam presença na Expo Revestir com lançamentos para o setor cerâmico mundial

Feira ocorre entre os dias 14 e 17 de março no São Paulo Expo, na capital paulista; grupo empresarial possui unidades também em Tubarão (SC) e outras espalhadas pelo Brasil e até na Argentina

Brasil

Cerca de 40% da água potável captada em mananciais é desperdiçada no Brasil

Água própria para consumo humano não chega até as casas da população

Brasil

Mega-Sena acumulada deve pagar R$ 115 milhões nesta quarta-feira

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio

Brasil

Homem filma momento de sua morte ao cair de Tirolesa no Ceará

O homem ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos

Mais notícias

Saúde

Outono saudável: atacarejo oferece variedade de frutas, legumes e verduras frescas 

Rede Fort Atacadista abastece lojas com itens frescos todas as semanas

Segurança

Médico morre após grave acidente na BR-282 no Oeste de SC

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quarta-feira (24)