keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Governo Federal anuncia o retorno do programa Mais Médicos

Serão disponibilizadas 15 mil novas vagas

mais médicos X
Foto: Myke Sena/MS
Siga-nos no google-news

O Governo Federal anunciou na segunda-feira (20), a retomada do programa Mais Médicos para o Brasil, com a abertura de 15 mil novas vagas. O evento de lançamento ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo do programa é que, até o fim do ano, cerca de 28 mil profissionais estejam fixados em todo o país, principalmente em áreas de extrema pobreza, garantindo assim o atendimento médico na atenção primária para 96 milhões de brasileiros. Esse primeiro atendimento faz o acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos.

Cinco mil vagas serão abertas por meio de edital já neste mês de março e as outras 10 mil vagas serão oferecidas em um formato que prevê contrapartida dos municípios. O investimento por parte do governo federal é de R$ 712 milhões neste ano.

Podem participar dos editais do Mais Médicos para o Brasil profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil têm preferência na seleção.

Para reduzir a rotatividade dos profissionais, o Mais Médicos para o Brasil oferece mais oportunidades educacionais e de formação. O médico que participa do programa poderá fazer especialização e mestrado em até quatro anos. Os profissionais também passarão a receber benefícios, proporcional ao valor mensal da bolsa, para atuarem nas periferias e regiões remotas.

O programa também quer atrair os profissionais formados com apoio do governo federal. Os beneficiados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) que participarem do programa poderão receber incentivos, o que ajudará no pagamento da dívida.

De acordo com o Governo, o programa Mais Médicos representa uma importante e inédita iniciativa no provimento de médicos. Criado em 2013 durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, nos últimos quatro anos o programa sofreu com falta de incentivos. O ano de 2022 foi o período de maior desassistência profissional nos municípios desde o começo da série histórica.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Saúde

Clima seco do inverno faz com que organizações recomendem manter ambientes internos úmidos

Climatizador evaporativo desenvolvido por empresa de Barra Velha (SC) é capaz de aumentar até 100% a umidade do ambiente

Saúde

Joinville começa produção de mosquitos que combatem a dengue; saiba detalhes

Nos próximos dias, as larvas passarão pelo processo de ser tornarem mosquitos para serem soltos

Saúde

Criciúma tem projeto pioneiro para tratamento de usuários de crack em prisões

A iniciativa visa reduzir a reincidência criminosa por meio do tratamento do vício

Saúde

Itajaí receberá nova maternidade com investimento do Ministério da Saúde

No total, 36 novas maternidades serão erguidas em 21 estados brasileiros, com um investimento de R$ 4,76 bilhões

Saúde

SC está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal para HPV

A vacina é essencial na prevenção do câncer de colo do útero, um dos cânceres mais comuns entre mulheres

Mais notícias

Geral

Fort Atacadista celebra Semana Farroupilha com eventos em Lages e Chapecó neste sábado (21)

Comemoração terá costelaço, mateada, apresentações musicais e danças típicas, a partir das 10h, na lojas da rede em Lages e Chapecó

Eventos

Bella Experience: o maior evento de revelação de talentos do Brasil chega a Santa Catarina em outubro

O evento será realizado na Arena Opus, em São José, no dia 5 de outubro, e reunirá grandes nomes do mercado da moda e do entretenimento