keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

SC está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal para HPV

A vacina é essencial na prevenção do câncer de colo do útero, um dos cânceres mais comuns entre mulheres

X
Foto: Agência Brasil/ Reprodução
Siga-nos no google-news

Santa Catarina está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal para o Papilomavírus Humano (HPV), essencial na prevenção do câncer de colo do útero, um dos cânceres mais comuns entre mulheres. Segundo informações do Ministério da Saúde, o estado alcançou uma cobertura impressionante de 94% para meninas de 9 a 14 anos, superando a meta nacional de 90%. Para os meninos na mesma faixa etária, a cobertura está em 75%, com esforços em andamento para alcançar também a meta de 90%.

Diogo Demarchi, secretário de Estado da Saúde, ressaltou a tradição de Santa Catarina em manter altas taxas de cobertura vacinal e a importância de continuar avançando nas ações de prevenção. Ele também mencionou a recente mudança na administração da vacina contra o HPV, que agora é aplicada em dose única, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Além disso, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra o HPV. Desde o início deste mês, pessoas de 15 a 45 anos que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) estão elegíveis para a vacina. Essa medida visa a proteção adicional contra o vírus, que está associado a vários tipos de câncer em homens e mulheres e ao desenvolvimento de verrugas anogenitais.

A vacinação também foi estendida a vítimas de violência sexual e pessoas com Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR) na faixa etária de 9 a 45 anos, e a partir dos 2 anos de idade, respectivamente. Estas medidas fazem parte de uma estratégia ampliada para combater as complicações causadas pelo HPV.

Com essas ações, Santa Catarina continua a liderar no campo da saúde preventiva, mostrando o compromisso do estado com a saúde pública e a prevenção de doenças que podem ser evitadas através da vacinação.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Saúde

Criciúma tem projeto pioneiro para tratamento de usuários de crack em prisões

A iniciativa visa reduzir a reincidência criminosa por meio do tratamento do vício

Saúde

Itajaí receberá nova maternidade com investimento do Ministério da Saúde

No total, 36 novas maternidades serão erguidas em 21 estados brasileiros, com um investimento de R$ 4,76 bilhões

Saúde

Larva é encontrada em refeição servida em hospital de SC

Empresa informou que enviou uma amostra do alimento preparado na ocasião para análise laboratorial

Saúde

Hospital da Unimed de BC adquire microscópio mais moderno do mundo para a área de neurocirurgia

Com um investimento superior a R$ 4 milhões, o equipamento já está operando

Saúde

Número de casos de Febre do Oropouche em SC sobe para 137

Atualização da Dive-SC desta terça-feira (2) mostra aumento no número de casos da doença no Estado

Mais notícias

Famosos

Top model catarinense estrela capa da revista americana “V”

O Brasil é destaque na capa da publicação norte-americana V, uma das mais aclamadas do mercado da moda, com a modelo natural de Aurora (SC) Maria Klaumann ao lado da consagrada Isabeli Fontana

Eventos

Ambiente ‘Terroir’ traz a viticultura para a CASACOR SC, em Itapema

Quem assina o espaço é a estreante Agnes Paola Picolotto; mostra de decoração segue aberta para visitação até 11 de agosto