keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Hotel flutuante está abandonado depois de viajar mais de 14 mil quilômetros

Estrutura foi concebida para navegar em áreas abrigadas e chegou a ser transformada em boate

Siga-nos no google-news

Concebido para atender clientes exigentes e ser um diferencial em alto mar, o primeiro hotel flutuante do mundo está agora abandonado na Coréia do Norte, à espera de uma decisão sobre seu futuro, nas mãos do ditador Kim Jong-un. 

Ao contrário dos modernos navios de cruzeiro, ele foi concebido exclusivamente para se deslocar suavemente pelas águas no entorno da Grande Barreira de Corais, na costa de Townsville, em Queensland, na Austrália. No entanto, 32 anos depois de ir para a água pela primeira vez, o “The Floater” (O Flutuador), como passou a ser conhecido, viajou cerca de 14 mil quilômetros, até ancorar, em 1998, na região turística de Mount Kumgang, na Coréia do Norte.

Com sete andares, quase 200 quartos, boate, bares, restaurantes, um heliporto, uma quadra de tênis e um observatório subaquático de 50 lugares, o hotel flutuante (construído em Singapura, ao custo US$ 42 milhões) nasceu do sonho do empresário Doug Tarca de oferecer a visualização do incomparável recife australiano a bordo de uma embarcação confortável. 

Durante o período de um ano, a enorme estrutura operou como unidade da rede canadense de hotéis de luxo Four Seasons, que o batizou de Barrier Reef Resort. Porém, nunca chegou a exercer sobre os turistas a atração que seu idealizador imaginava, passando a acumular prejuízos.

Antes que o negócio naufragasse, seus proprietários o colocaram à venda. Foi quando o Vietnã entrou na história, transferindo o hotel flutuante para a cidade de Ho Chi Minh (3 300 milhas náuticas dali), onde o Four Seasons deu vez ao Saigon Floating Hotel.

Ancorado no rio Saigon, o “The Floater” emplacou durante oito anos (de 1989 a 1997) como uma boate popular. Até que perdeu o encanto e trocou de comando novamente. Seu destino? O que ninguém poderia imaginar: a região turística de Mount Kumgang, na Coréia do Norte, onde ancorou em 1998! Nessas alturas, já acumulando 14 mil km navegados, somando-se os deslocamentos de Singapura para a Austrália, depois dessa para o Vietnã e deste para a Coréia do Norte — ou seja, o hotel já viajou mais do que muita gente.

Localizado na fronteira entre a Coréia do Norte e a Coréia do Sul, Monte Kumgang permitia que o navio flutuante recebesse turistas das duas Coreias. Assim, foi seu porto seguro durante dez anos. Até que, em 2008, a bordo do resort, uma mulher sul-coreana foi morta a tiros por um soldado norte-coreano, e as excursões foram suspensas. Desde então, muita água salgada passou sob seu casco, sem que suas instalações voltassem a ser reabertas.

 

(com informações nautica.com.br)

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Brasil

Scooter elétrica precisará de licenciamento e placa, define Contran

Essa é a determinação de uma resolução aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que será publicada nos próximos dias

Brasil, Economia

Empresas Icon, de Criciúma, marcam presença na Expo Revestir com lançamentos para o setor cerâmico mundial

Feira ocorre entre os dias 14 e 17 de março no São Paulo Expo, na capital paulista; grupo empresarial possui unidades também em Tubarão (SC) e outras espalhadas pelo Brasil e até na Argentina

Brasil

Cerca de 40% da água potável captada em mananciais é desperdiçada no Brasil

Água própria para consumo humano não chega até as casas da população

Brasil

Mega-Sena acumulada deve pagar R$ 115 milhões nesta quarta-feira

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio

Brasil

Homem filma momento de sua morte ao cair de Tirolesa no Ceará

O homem ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos

Mais notícias

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Mercado Imobiliário

Construtora aposta em lançamento com vista para paraíso intocado de Itapema

O West Park Urban Habitat oferece uma experiência única entre o mar e a natureza