keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Hyundai é mais uma gigante do setor automotivo que pode operar no Porto de Itajaí

Terminal já recebeu operações da General Motors (GM) e atualmente trabalha com a BMW

X
Foto: Prefeitura de Itajai
Siga-nos no google-news

A montadora de veículos coreana Hyundai estuda a possibilidade de operar no Porto de Itajaí. Na terça-feira (12), representantes da empresa visitaram o terminal e conheceram as operações com navios de cargas Roll On Roll Off. A gigante do setor automotivo quer expandir sua atuação no país e está em busca de infraestrutura portuária para operações de importação de veículos.

O Porto de Itajaí tem histórico positivo com operações do tipo Roll On Roll Off (transporte de veículos) com grandes montadoras, como a alemã BMW, que opera atualmente no terminal, e a norte-americana General Motors (GM). Em 2018, após um longo período sem este tipo de operações, o Porto de Itajaí recebeu 31 atracações de navios que totalizaram 36.400 unidades de veículos importados. Em 2022, após a pandemia de Covid-19, essas operações foram retomadas novamente, com o registro de 27 navios atracados e quase 20 mil veículos importados desembarcados até o momento.

“Essa proposta que a Hyundai nos apresentou é muito atrativa para o Porto de Itajaí, para a cidade e para Santa Catarina. Estamos sempre fomentando movimentações com operações de novas cargas e esse é um dos objetivos desta conversa que tivemos com a empresa”, destaca Ronaldo Camargo Souza, diretor geral de administração e finanças do Porto de Itajaí.

A Hyundai é a maior indústria automotiva da Coréia do Sul e a segunda maior fabricante de carros na Ásia, sendo ainda a quarta maior fabricante mundial de veículos. Além da infraestrutura portuária e logística de qualidade, a empresa busca condições fiscais para firmar uma parceria e iniciar as operações de importação de veículos em Santa Catarina.

“A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem trabalhando com a modalidade de carga geral com Roll On Roll Off há alguns anos. Operações deste tipo sempre foram um case de sucesso aqui. Nos últimos anos, efetivamos importantes contratos com outras montadoras de veículos importados. Para nós, a montadora coreana Hyundai é um parceiro interessante que vem crescendo muito no Brasil, além de ser uma operação muito interessante para nosso porto, ou seja, estaremos aumentando nosso leque de opções com a vinda de uma nova montadora de veículos”, explica Ricardo Amorim, diretor geral de operações logísticas do Porto de Itajaí.

Os representantes da Hyundai também puderam conhecer de perto as áreas que compreendem as operações com navios de cargas Roll On Roll Off. O primeiro local visitado foi no RAC (Recinto Alfandegado Contíguo) e, em seguida, a área primária do terminal, onde ocorrem os desembarques de veículos. Além da empresa, participaram da visita representantes da Ascensus Group, responsável pelos processos de importação e logística das operações de desembarque da carga.

“A ideia é buscar todas as informações e, com isso, avaliar estudos a fim de poder fazer importações de veículos. Assim como no Porto de Itajaí, também estamos visitando outros portos, pontuando diversos fatores e verificando aqueles que nos trarão maiores benefícios, pois só assim tentaremos viabilizar a numeração de unidades de veículos”, comentou Eriel Mineli, representante da Hyundai Motors do Brasil, presente na reunião no Porto de Itajaí.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Economia

Mais de 45 mil MEIs podem ser excluídos do Simples Nacional por dívidas

O prazo para regularização das pendências vai até janeiro de 2025

Economia, Negócios

PixCard, de SC, inova em crédito parcelado por pix e planeja crescer mais de 170%

Com quatro sócios à frente da operação, a plataforma é o primeiro “Free Label” do mercado brasileiro, ou seja, um cartão sem bandeiras (como Visa e Mastercard), que dispensa rede de adquirência e tem abrangência nacional

Economia

Grupo Pereira está entre os 20 maiores varejistas do Brasil e é líder em Santa Catarina

Companhia, que comanda redes como o Fort Atacadista, alcança a 16ª posição no ranking das 300 maiores empresas do varejo brasileiro

Economia

Crescente movimentação em portos catarinenses aumenta procura por centros logísticos

No ritmo de crescimento em 2024, a NDI Log, localizada em Barra Velha, prevê alta de até 40% no segundo semestre

Mais notícias

Grande Florianópolis

Confeitaria Júlia Cherem Doces Momentos lança cardápio de verão e celebra 2 anos de sucesso em Florianópolis

Toasts de salmão, cheesecake de limoncello e cookie pie de pistache estão entre as estreias do menu da doceria que é sucesso no centro da capital catarinense; a casa também já está aceitando encomendas para o Natal

Saúde

Médica de Florianópolis é capa da revista Território Mulher

Dra. Carol Berger aborda o impacto da autoimagem na saúde feminina e a importância da tecnologia como aliada nos cuidados com a pele