Técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) acompanharam a vistoria feita pelo Ministério Público (MP) às pontes Pedro Ivo Campos, Colombo Salles e Hercílio Luz nesta quinta-feira, 4, em Florianópolis. Na próxima semana, representantes do Estado, da Justiça, da prefeitura e da polícia devem voltar a se reunir para definir providências quanto à iluminação, conservação e segurança das três estruturas. Ações nas passarelas desativadas e nos pilares estão em andamento.
Por enquanto, o que ficou determinado é que a iluminação será assumida pela prefeitura, enquanto a SIE se dedica à manutenção e operação das pontes. De acordo com o engenheiro Gustavo Costa, da Gerência de Manutenção e Conservação Rodoviária (Geman) da secretaria, já está sendo orçada a remoção de todos os resquícios das duas passarelas desativadas sob a Colombo Salles.
“Na passarela Norte (de frente para a Hercílio Luz) é um processo um pouco mais complicado porque ali passa uma adutora da Casan, mas vamos analisar se pelo menos conseguimos retirar as placas de concreto desnecessárias”, explicou.
Conforme o engenheiro, as condições dos pilares que sustentam a Pedro Ivo e a Colombo Salles – outra questão levantada pelo MP – estão boas, o que estava acontecendo era uma recuperação dos blocos de coroamento (elementos de concreto que têm a finalidade de transferir os esforços dos pilares para as estacas da fundação). No entanto, completa, “a empresa solicitou o distrato e será feita uma nova licitação para dar continuidade aos serviços”.
A SIE vem trabalhando também para intensificar a segurança nas pontes, com a instalação de câmeras entre a Colombo Salles e a Pedro Ivo por meio do programa de videomonitoramento Bem Te Vi, da Secretaria de Segurança Pública. Além disso, está em estudo junto ao Iphan a possibilidade de ampliar a vigilância por imagens pelo Bem Te Vi já vigente na Hercílio Luz.