keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itapema proíbe circulação de motos elétricas no Calçadão; Veja as regras

Novas regras para usuários de bicicletas elétricas, ciclomotores e patinetes elétricos, serão cobradas em Itapema nas próximas semanas. Conforme antecipa o Secretário de Segurança Pública do município, Major Rodrigues, essas mudanças, com base na resolução […]

X
Siga-nos no google-news

Novas regras para usuários de bicicletas elétricas, ciclomotores e patinetes elétricos, serão cobradas em Itapema nas próximas semanas. Conforme antecipa o Secretário de Segurança Pública do município, Major Rodrigues, essas mudanças, com base na resolução 842/08/04/2021, preveem proibições de circulação desses equipamentos em alguns locais da cidade e até exigência de Carteira Nacional de Habilitação, para alguns desses modelos de veículos.  

Em entrevista ao programa Visor Manhã, nesta terça-feira (19), Rodriguez antecipou que está proibida a circulação de ciclomotores e ciclo-elétricos no Calçadão da Meia Praia. Esses dois modelos de veículos só poderão circular em via pública e seguindo as normativas estabelecidas para cada um deles. Além disso, fica também proibida a circulação em vias de trânsito rápido, em rodovias, que não possuam acostamento, nas ciclovias e ciclofaixas. Para esse tipo de veículo também é exigido a habilitação.

Quanto aos ciclo-elétricos, que também está proibido de circular no Calçadão, será exigida habilitação em categoria A ou ACC, registro e licenciamento no Detran e também não poderá transitar em ciclovias ou ciclofaixas.  “Tenho recebido muitas reclamações, vídeos e fotos sobre essa questão. Temos uma resolução que disciplina esse tipo de veículo. Já está a um ano em vigor essa legislação. Vamos iniciar as divulgações para que o condutor saiba o que pode ou não. Ciclomotores precisa de habilitação. Também estamos adquirindo decibelímetro para as fiscalizações e auxiliar nas ações quanto aos veículos barulhentos”.

Ainda, conforme a regulamentação, os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como patinetes elétricos, estão liberados para circular no calçadão da Meia Praia, porém, estão proibidos de circular nas ruas. A Norma Brasileira também impõe que esses modelos não devem ultrapassar o comprimento de 115 centímetros, caso ultrapassar o valor, será equiparado a um ciclomotor. Com isso, se enquadra nas exigências de CNH, licenciamento e requisitos legais.

“Vamos cumprir o que está na legislação de transito. Não adianta ir reclamar do Guarda Municipal, procurar autoridades, vereadores, só vamos cumprir a lei. E por isso, estamos divulgando ao máximo essas determinações, que inclusive já estão em vigor há um ano, para que todos os usuários saibam das regras”, finaliza Rodriguez.  O secretário destaca que as equipes devem começar a ações nas próximas semanas.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil de SC encerra 2024 com mais de 30 operações contra a corrupção

Ações envolveram cinco estados, resultando em 48 prisões e bloqueio de R$ 22 milhões