A cerimônia de coroação do rei Charles III, que acontece neste sábado (6), teve toda a pompa da família britânica. De cetros a anéis cheios de histórias da monarquia, itens de luxo vão fazer parte do evento tão esperado. Veja abaixo os detalhes dos itens valiosos para o evento.
Coroa de Santo Eduardo
O ápice da cerimônia vai acontecer quando Charles III receber a histórica Coroa de Santo Eduardo, usada desde a coroação do rei Charles II, em 1661, depois que a monarquia foi restaurada após a república de 10 anos de Oliver Cromwell. Ela foi retirada da Torre de Londres em dezembro para modificações visando o evento em maio.
A coroa, que pesa cerca de 2,2 kg, é composta por uma moldura de ouro maciço cravejada de rubis, ametistas, safiras, granadas, topázios e turmalinas, e tem uma tampa de veludo com uma faixa de arminho. Ela substituiu uma coroa original que supostamente remonta ao rei anglo-saxão da Inglaterra do século 11, Eduardo, o Confessor.
Coroa Imperial do Estado
Charles também vai usar a Coroa Imperial do Estado no final do serviço. A coroa, que pesa cerca de um quilo, é mais comum por ser utilizada regularmente pelos monarcas britânicos em ocasiões oficiais, como a Abertura do Parlamento.
Feita para a coroação do avô de Charles, George VI, em 1937, a coroa é cravejada com 2.868 diamantes em montagens de prata, incluindo o Cullinan II de 105 quilates, a segunda maior pedra lapidada do Diamante Cullinan, que foi doado pelo governo do Transvaal da África do Sul para Edward VII em seu aniversário, em 1907.
Além do Cullinan II, ela também conta com o grande “Rubi do Príncipe Negro”, junto com 17 safiras, 11 esmeraldas e 269 pérolas, incluindo algumas das quais teriam sido compradas como brincos pela monarca Tudor, Rainha Elizabeth I.