keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Lista- Conheça oito mitos e verdades sobre o coronavírus

As informações são da Sociedade Brasileira de Penumologia e Tisiologia.

X
Siga-nos no google-news

Apesar de o novo coronavírus já estar circulando no Brasil desde o final do mês de fevereiro (o primeiro caso foi registrado no dia 26, em São Paulo), muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a epidemia que teve início na China, em dezembro, e se espalhou rapidamente pelo mundo, transformando-se em uma pandemia. A essas questões, somam-se as inúmeras notícias falsas (fake news) que circulam pela internet, sobretudo nas redes sociais e, principalmente, no WhatsApp. Essas informações maliciosas e sem suporte científico, acabam causando ainda mais confusão e, até mesmo, representando um risco a mais para a saúde da população.

Por isso, nada melhor que buscar informações em fontes confiáveis, como nos sites das autoridades de saúde e entidades médicas. Logo, confira, abaixo, oito mitos e verdades sobre o novo coronavírus, de acordo com a Sociedade Brasileira de Penumologia e Tisiologia.

1) Itens como luvas e máscaras realmente nos protegem da transmissão do novo coronavírus?

 

VERDADE. O uso da máscara só é recomendado para pacientes com casos confirmados e para aqueles com suspeita da doença. Profissionais de saúde devem usar a máscara N-95, enquanto para os pacientes a máscara é a cirúrgica simples. A recomendação para prevenção é descartar as máscaras a cada 4 horas quando em ambientes externos. Dentro de casa, o uso da mesma máscara deve se manter até que ela fique úmida ou suja.

2) Pessoas com máscaras podem contrair o novo coronavírus?

VERDADE. A máscara protege contra a doença, mas não a evita. Existem outras formas de contrair o Coronavírus mesmo estando de máscara. A principal forma de contágio é através do ar, quando a pessoa contaminada tosse ou espirra, espalhando o vírus. Outra forma é o contato das mãos em superfícies contaminadas em até 24 horas após a eliminação do vírus, por isso é importante evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos. A lavagem das mãos deve ser feita com água e sãbao, além do uso de álcool em gel ou álcool 70%. Além da palma da mão, a lavagem deve incluir o dorso, entre os dedos e o pulso.

3) A taxa de mortalidade do novo coronavírus é maior do que a de outras manifestações do vírus?

MITO. De acordo com estudo realizado pelo Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (CCDC), a taxa geral de mortalidade do Coronavírus é de 2,3%. Em pessoas com mais de 80 anos chega a 14,8%. Em comparação a outros coronavírus já registrados, como a síndrome respiratória aguda grave (Sars) e a síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers), o novo Coronavírus não é tão mortal. A taxa de mortalidade do Sars era de 10% e a da Mers em torno de 20% a 40%. No entanto, o nível de transmissão do novo Coronavírus é maior.

4) Cães e gatos e outros animais domésticos podem transmitir a doença?

MITO. Não há evidências de que animais domésticos podem ser via de transmissão do Coronavírus, mas se recomenda sempre lavar as mãos após brincar com os pets.

5) E o contato com a carne de animais silvestres, pode ser uma via de transmissão?

VERDADE. Além do contágio entre os humanos, existe também a possibilidade de contágio através de animais silvestres como morcegos e cobras.

6) Correspondências vindas da China correm o risco de transportar o novo coronavírus para outros locais?

MITO. O vírus sobrevive no máximo 24 horas fora do corpo humano, por isso não é possível que ele seja levado para outros locais do mundo através de objetos e cartas.

7) Existe vacina contra o novo coronavírus?

MITO. Assim como não há vacina, também não há tratamento específico. Tem sido indicado repouso, consumo de líquidos, alimentação saudável e algumas medidas para aliviar os sintomas, como medicamentos para dor e febre. No caso de febre persistente, o indicado é procurar o serviço médico.

8) Os sintomas são parecidos com os de um resfriado comum?

VERDADE. Em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar, é preciso ficar alerta. Em alguns casos, também há complicações respiratórias, podendo evoluir para pneumonias.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Brasil

Scooter elétrica precisará de licenciamento e placa, define Contran

Essa é a determinação de uma resolução aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que será publicada nos próximos dias

Brasil, Economia

Empresas Icon, de Criciúma, marcam presença na Expo Revestir com lançamentos para o setor cerâmico mundial

Feira ocorre entre os dias 14 e 17 de março no São Paulo Expo, na capital paulista; grupo empresarial possui unidades também em Tubarão (SC) e outras espalhadas pelo Brasil e até na Argentina

Brasil

Cerca de 40% da água potável captada em mananciais é desperdiçada no Brasil

Água própria para consumo humano não chega até as casas da população

Brasil

Mega-Sena acumulada deve pagar R$ 115 milhões nesta quarta-feira

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio

Brasil

Homem filma momento de sua morte ao cair de Tirolesa no Ceará

O homem ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos

Mais notícias

Educação

Colégio Bom Jesus recebe cadastros de alunos interessados em estudar na unidade do Vivapark Porto Belo

Bairro parque recebeu cerca de 60 gestores da instituição para uma visita técnica, na última semana

Geral

Apostador de Itajaí é um dos quatro catarinenses que acertaram cinco números da Mega-Sena

Ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio principal acumulou para o próximo sorteio