keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Morre João Augusto de Carvalho Nóbrega, membro fundador da primeira Oktoberfest de Blumenau

Ele também foi chefe da Defesa Civil na devastadora enchente de 1983

X
Foto: Divulgação
Siga-nos no google-news

Blumenau perdeu João Augusto de Carvalho Nóbrega, que morreu nesta segunda-feira (8) aos 82 anos. Ex-militar e líder notório, Nóbrega foi chefe da Defesa Civil durante a devastadora enchente de 1983 e membro fundador da primeira Oktoberfest de Blumenau, deixando um legado duradouro na comunidade.

Nóbrega, que recentemente enfrentava complicações de saúde após uma cirurgia no fêmur devido a uma queda, não resistiu a uma deterioração súbita em seu estado de saúde. Viúvo, deixa filhas e outros familiares que celebram sua vida e contribuições.

Durante seu tempo como chefe da Defesa Civil, de 1972 a 1989, Nóbrega não só liderou a resposta à enchente, mas também ajudou a moldar o espírito comunitário e a resiliência de Blumenau. Sua influência estendeu-se além da Defesa Civil, desempenhando um papel crucial na organização da primeira Oktoberfest em 1984, uma festa que viria a se tornar um dos maiores eventos do Brasil, celebrando a rica herança cultural alemã da região.

Além disso, Nóbrega foi uma presença constante nos meios de comunicação locais, trabalhando em várias rádios da cidade e assessorando o 10º Batalhão da Polícia Militar. A dedicação à comunidade foi reconhecida com várias comendas e prêmios, incluindo a “Zumbi dos Palmares” e a “Defesa da Vida” da Câmara de Vereadores.

Em 2017, recebeu a comenda do mérito “Telmo Gonçalves Duarte – em Defesa da Vida”, em reconhecimento ao seu apoio inestimável nas situações de emergência e calamidade pública.

O velório de João Augusto de Carvalho Nóbrega está sendo realizado no Cemitério São José, no Centro de Blumenau, com o sepultamento previsto para as 17h desta segunda-feira (8). A comunidade de Blumenau e as instituições que ele serviu tão apaixonadamente se despedem desse herói local, cujo impacto será lembrado por muitas gerações.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Segurança

Restaurante sujo e com pombos na cozinha é interditado em Itajaí

A investigação busca determinar se os animais eram utilizados como carne nas refeições oferecidas

Segurança

Seis pessoas são presas em operação da PM em BC

A operação, realizada nesta quarta-feira (10), abrangeu os bairros Municípios e Centro, áreas conhecidas por atividades criminosa

Segurança

PF deflagra operação contra o tráfico transnacional de drogas em Itajaí

A ação é resultado de uma investigação que começou em maio de 2023

Segurança

Mulher usa app de delivery para pedir ajuda e escapar de cárcere privado

Ao fazer um pedido em uma hamburgueria local, ela incluiu um pedido de socorro nas observações

Mais notícias

Famosos

Top model catarinense estrela capa da revista americana “V”

O Brasil é destaque na capa da publicação norte-americana V, uma das mais aclamadas do mercado da moda, com a modelo natural de Aurora (SC) Maria Klaumann ao lado da consagrada Isabeli Fontana

Eventos

Ambiente ‘Terroir’ traz a viticultura para a CASACOR SC, em Itapema

Quem assina o espaço é a estreante Agnes Paola Picolotto; mostra de decoração segue aberta para visitação até 11 de agosto