keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Operação da PC investiga fraude em licitação na cidade de São José

A operação teve como objetivo investigar a suspeita de frustração do caráter competitivo de licitação ocorrida em 2023, na Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito

X
Foto: Reprodução
Siga-nos no google-news

A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Crimes contra o Patrimônio Público – DECOR/DEIC, realizou na manhã desta terça-feira (26), o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, emitidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de São José.

A operação teve como objetivo investigar a suspeita de frustração do caráter competitivo de licitação ocorrida em 2023, na Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito de São José.

O pregão eletrônico visava contratar uma empresa especializada para executar serviços de fabricação, instalação, manutenção e reforma de abrigos de passageiros de ônibus do sistema de transporte coletivo do município. No entanto, durante as investigações, descobriu-se que o engenheiro responsável técnico da empresa vencedora também era servidor da Prefeitura Municipal e desempenhou o papel de fiscal do contrato.

Diante das evidências de direcionamento e favorecimento à empresa vencedora, a Polícia Civil abriu um inquérito policial e solicitou os mandados de busca e apreensão, que foram executados nesta manhã.

O servidor envolvido foi exonerado da Prefeitura assim que o caso veio à tona, e outro engenheiro que atuou na fiscalização do contrato também foi desligado da municipalidade pouco tempo depois.

Além disso, foi descoberto que uma servidora terceirizada tentou formatar o computador usado pelo principal investigado logo após sua exoneração, possivelmente para destruir provas.

Os dois engenheiros, a proprietária da empresa e a servidora terceirizada foram alvos dos mandados de busca e apreensão.

Documentos e dispositivos eletrônicos foram confiscados e serão periciados e analisados para esclarecer os fatos e identificar a possível participação de outras pessoas envolvidas.

A Operação contou com a participação da Diretoria da DEIC, da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, da 1ª e 2ª DECOR, sob coordenação da equipe de investigação da DECOR/DEIC.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Segurança

Homem alega que alienígenas o mandaram atacar fórum de Itajaí

Durante o interrogatório, o homem relatou que cometeu os atos de vandalismo motivado por "vozes" alieníginas que o incitavam a realizar o ataque

Segurança

Médico morre após grave acidente na BR-282 no Oeste de SC

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quarta-feira (24)

Segurança

Cachorro é deixado enforcado em portão de casa em Itapema

O corpo do animal ainda estava quente, indicando que havia morrido há pouco tempo

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú