keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Países ensaiam uma cautelosa saída da quarentena

Escolas e fábricas retomam aos poucos as atividades

X
Siga-nos no google-news

Crianças dinamarquesas de até 11 anos voltaram às escolas na quarta-feira (15), na mais recente tentativa de alguns países europeus e asiáticos de retomar, aos poucos, a vida pré-pandemia do novo coronavírus. As informações são da BBC News

Dinamarca permitiu que alunos de creches, pré-escolas e parte do ensino fundamental retomassem sua vida escolar presencial, desde que mantendo uma distância entre si e lavando as mãos com frequência.

Ao mesmo tempo, alguns críticos afirmaram que não estão bem definidas as diretrizes do governo a respeito de quem mais poderá voltar às escolas – caberá a cada instituição decidir quais funcionários são de alto risco e devem permanecer em casa.

Estima-se que 4 bilhões de pessoas no mundo estejam sob algum tipo de medida de quarentena ou lockdown (sob imposições mais rígidas), no momento em que o número confirmado de casos globais de covid-19 passa de 2 milhões.

O exemplo da Dinamarca – um dos primeiros países europeus a adotar medidas de isolamento social e onde as aulas estavam suspensas desde 12 de março – dá alento, de um lado, para os que buscam saídas para o isolamento social e a retomada da economia.

Dois países cujos sistemas de saúde foram devastados pela pandemia, Itália e Espanha, também deram sinal verde para uma retomada gradual de alguns serviços não essenciais, na aposta de que já superaram o pior.

A Espanha, que chegou a ter 950 mortes por dia pelo coronavírus, viu o número de mortes apresentar sinais de queda e permitiu, em 13 de abril, que setores como indústrias e a construção civil reabrissem. Para esses trabalhadores que vão voltar à ativa, o governo começou a distribuir 10 milhões de máscaras nos serviços de transporte.

Mas lojas, bares e espaços públicos continuarão fechados por enquanto. E a população continua orientada a permanecer dentro de casa, pelo menos até maio.

inistro, Giuseppe Conte, afirmou que o lockdown deve continuar até 3 de maio, mas alguns tipos de negócios, como livrarias e lojas de roupas infantis, puderam começar a abrir as portas. Fábricas, porém, seguem fechadas.

 

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Brasil

Scooter elétrica precisará de licenciamento e placa, define Contran

Essa é a determinação de uma resolução aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que será publicada nos próximos dias

Brasil, Economia

Empresas Icon, de Criciúma, marcam presença na Expo Revestir com lançamentos para o setor cerâmico mundial

Feira ocorre entre os dias 14 e 17 de março no São Paulo Expo, na capital paulista; grupo empresarial possui unidades também em Tubarão (SC) e outras espalhadas pelo Brasil e até na Argentina

Brasil

Cerca de 40% da água potável captada em mananciais é desperdiçada no Brasil

Água própria para consumo humano não chega até as casas da população

Brasil

Mega-Sena acumulada deve pagar R$ 115 milhões nesta quarta-feira

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio

Brasil

Homem filma momento de sua morte ao cair de Tirolesa no Ceará

O homem ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos

Mais notícias

Negócios

Fort Atacadista expande presença em SC com inauguração de padarias em Lages e Chapecó

Com a abertura das operações, atacarejo chega a marca de 13 unidades da Padaria Fort no estado catarinense

Animal

Escola de cães-guias em Balneário Camboriú busca por voluntários socializadores

Período de socialização tem a duração de 15 a 18 meses e os socializadores receberão orientações e suporte da Escola Helen Keller