keyboard_backspace

Página Inicial

economia

Porto de Itajaí registra crescimento de 194% em toneladas nos últimos quatro anos

Os produtos mecânicos e eletrônicos, os produtos químicos e os têxteis diversos foram os principais itens importados.

X

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes encerrou 2020 com recorde histórico na movimentação e registra aumento de 15% em TEUs (Unidade de Medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e crescimento de 14% na tonelagem. De janeiro a dezembro foram movimentados 1.419.082 TEUs e 15.655.812 toneladas, contra 1.230.467 TEUs e 13.724.748 toneladas do mesmo período do anterior.

Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, destaca que apesar das dificuldades, o seguimento de cargas conteinerizadas cresceu:

“Essa foi a maior movimentação realizada no complexo portuário em termos de TEUs, superando a movimentação de 1.230.467 TEUs em 2019 que tinha sido, até então, a maior movimentação registrada em um ano”.

O Superintendente do Porto de Itajaí Fábio da Veiga, reforça a importância dessa movimentação:

A exportação foi responsável por 61% do sentido das cargas. O frango, as carnes – com destaque para a carne suína e madeiras e derivados foram os principais produtos exportados em 2020.

Os produtos mecânicos e eletrônicos, os produtos químicos e os têxteis diversos foram os principais itens importados. A importação respondeu por 39% do sentido das cargas que passaram pelo complexo.

Heder enfatiza que as obras realizadas na melhoria do acesso e do canal aquaviário e a nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, foram fundamentais para alcançar esses índices. Ele ressalta que a nova infraestrutura também mudou o perfil dos navios que chegam à Itajaí e Navegantes:

“A condição que temos hoje, de receber navios de 350 metros de comprimento por 48 metros de boca e também as condições de profundidade, faz com que possamos operar menos navios com mais carga. Então por isso muitas vezes temos um crescimento expressivo nas cargas e o número de atracações não acompanha”.

Observando apenas a movimentação de dezembro de 2020, no comparativo ao mesmo período do ano anterior, o complexo registrou crescimento de 21% na movimentação de TEUs e 20% na tonelagem. Em 2019 foram movimentados 114.571 TEUs e 1.282.324 toneladas, que subiu para 139.061 TEUs e 1.538.318 toneladas em 2020.

Fonte: Clicsc

economia

Estimativa do PIB aponta SC com desempenho acima da média nacional

Segundo estimativa da SDE, a agropecuária catarinense cresceu 2,6% em 2020, sendo que a pecuária teve alta de 6%.

economia

Pesquisa revela potencial catarinense para produzir café especial

A cafeicultura já foi uma atividade de expressão econômica em Santa Catarina. Prova disso é a bandeira do Estado, criada em 1895, que traz a imagem de um ramo de café com frutos.

economia

Cooperativa de SC é destaque em ranking promovido pelo Ministério da Economia

Reconhecido pelo rigor técnico aplicado em suas avaliações, o levantamento reúne algumas das maiores instituições financeiras e consultorias de economia do país.

economia

Porto de Itajaí abre 2021 com 6% de crescimento na movimentação em toneladas

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra 18% de aumento

economia

Porto Belo desponta no cenário imobiliário impulsionada pela qualidade de vida

O perfil do consumidor mudou bastante, com um aumento de até três dígitos no valor investido para estes produtos

Mais notícias

Cultura e Lazer

Vídeo: Homem compra carro de luxo, não cabe no veículo e viraliza nas redes sociais

Homem comprou um carro de luxo e não cabe dentro do veículo que é conversível