Sabia que há um Jardim Secreto em Urubici? Veja como visitar e se hospedar no local.
Que Urubici, na Serra Catarinense, é privilegiada por suas belezas naturais, isso não é novidade. Mas você sabe que na cidade há um jardim reservado com um hectare de terra milimetricamente cuidado e ornamentado com diferentes espécies de plantas? O espaço foi inspirado nos jardins franceses, riquíssimo em detalhes.
Lago com patos, marrecos e gansos, pequenas pontes, chalés românticos, capelinha e muito colorido de flores – tudo isso o ano inteiro. Este é o Jardim Secreto Ville de France, uma propriedade particular com cara de vila europeia, aberta à visitação desde 2020. A intenção dos idealizadores é transportar o visitante para o velho continente sem precisar sair do Brasil.
Quer fazer essa viagem? Saiba o que é, o que fazer, onde fica e como conhecer o Jardim Secreto Ville de France, em Urubici.
O que é o Jardim Secreto Ville de France?
Um imenso jardim de um hectare de terra dentro de uma propriedade particular de mais de três hectares.
O espaço foi cultivado por 15 anos pela família Duarte, que ao longo de décadas trabalhou com decoração de eventos em Santa Catarina e o usava para plantar as flores que compunham arranjos no Estado inteiro.
Aldo Duarte e sua mulher, Maria Salete Koerich Duarte, são os proprietários e responsáveis pelo plantio e cuidado do Jardim Secreto, em Urubici.
Para se ter noção do trabalho envolvido nessa tarefa, apenas suculentas são quatro mil exemplares plantados.
Apaixonados pela Europa, a grande inspiração no design do espaço foram os jardins de Monet, na França. Designer floral e paisagista, Aldo cultiva na propriedade espécies de árvores e plantas que florescem em diferentes épocas do ano.
Por isso, cada estação apresenta um cenário próprio no jardim. Os álamos da patagônia, por exemplo, árvores altas e estreitas que cercam o grande lago da propriedade, ostentam três cores diferentes. No verão, são bem verdes, no outono se tornam dourados e no inverno perdem a folhagem, deixando aparecer os galhos marrons.
Por sua vez, a primavera é a estação em que as hortênsias começam a florir. São mais de seis mil pés plantados e espalhados que colorem o jardim em azul, branco, rosa e marsala. As árvores frutíferas também abrem suas flores e dão frutos em diferentes épocas. Pêssego, pera, maçã e caqui são algumas das frutas que embelezam o jardim.
Assim como a casa do pintor francês Claude Monet, dono do jardim que inspirou o de Urubici, na propriedade catarinense as paredes do chalé da família estão sendo tomadas por uma espécie de hera. A planta trepadeira se adaptou tão bem ao ambiente que tem se misturado até com árvores, criando um cenário ainda mais bucólico.
Abrir ao público o espaço que antes era um refúgio familiar foi uma ideia que surgiu durante a pandemia. Sem poder trabalhar com a realização de eventos e considerando as buscas pelo turismo ao ar livre, em contato com a natureza, a proposta surgiu e deu muito certo.
O projeto foi pensado para oferecer três modalidades: visitação guiada, ensaios fotográficos e realização de pequenos eventos. Foram os próprios visitantes que começaram a sugerir e solicitar a última e mais concorrida atração do jardim: a hospedagem.
O que fazer no Jardim Secreto Ville de France, em Urubici?
São quatro opções do que fazer no Jardim Secreto Ville de France, em Urubici. O turista pode escolher pela visita guiada ao espaço ou ainda para passar um final de semana inteiro por lá, em um de seus chalés. Ainda é possível realizar ensaios fotográficos ou pequenos eventos no local. Todas as opções precisam ser reservadas com antecedência e são exclusivas para pequenos grupos.
Visitação ao espaço
Na visitação, por exemplo, o máximo são 15 pessoas por dia. O objetivo é sempre oferecer uma experiência mais intimista e personalizada. Isso inclui ser recepcionado e acompanhado em todo o tour no jardim pelo proprietário e paisagista Aldo Duarte.
A visitação dura em torno de 40 minutos e termina em uma mesa de café. Nesse momento, os visitantes poderão experimentar a famosa torta de maçã orgânica feita por Aldo, além de outros quitutes da região. Daí em diante, as pessoas ficam liberadas para curtir os espaços do jardim e tirar suas fotos.
A visitação começa às 14h30 e os visitantes têm até às 18h para se sentirem em um vale encantado. Um dos locais mais requisitados para fotografar é o deck de madeira em frente ao lago. Cercado pelos altos álamos, vasos e flores, o cenário é lindo e a água espelha a vegetação ao redor.
Outra vista deslumbrante do jardim é do mirante ao lado do chalé. A estrutura quase alcança a altura dos álamos, aproximadamente 15 metros do chão, e proporciona um outro ângulo de contemplação do espaço.
O jardim também é liberado para piqueniques para quem fizer a visita guiada. O local, no entanto, não possui restaurante ou lanchonete. A alimentação, nesse caso, fica por conta do turista.
A visitação ocorre normalmente de quinta-feira a sábado com agendamento antecipado. O valor é de R$ 130 por pessoa, incluindo o café. Crianças até oito anos não pagam.
Hospedagem
O Jardim Secreto Ville de France possui dois chalés para hospedar casais durante os finais de semana. Tanto a arquitetura quanto a decoração dos imóveis é provençal, um estilo romântico com ambientes claros e peças delicadas. A inspiração veio das regiões de Côte d´Azur, conhecida como Riviera Francesa, no litoral sul da França. É uma das áreas mais luxuosas do mundo.
Os chalés são equipados com cozinha compacta e utensílios, adega climatizada, banheira com hidromassagem com vista para o jardim e roupas de cama e banho.
Como estão localizados na Serra Catarinense, ambos possuem lareira tipo calefator, aquecedor a óleo no banheiro e ar condicionado quente e frio. A técnica construtiva dos chalés também usou produtos que garantem o conforto térmico dos ambientes.
Os imóveis possuem um deck externo privativo com mesa de frente para a paisagem do jardim. É nesse local onde é servido o café da manhã artesanal o qual os hóspedes têm direito.
Quem se hospeda na propriedade tem acesso ao riacho de águas cristalinas que passa por dentro do terreno. No verão, é possível inclusive tomar banho ali. Outro diferencial é poder conviver com Aldo e acompanhar a lida com as plantas do jardim.
Onde fica Urubici?
A cidade fica na serra de Santa Catarina, a 180 quilômetros de Florianópolis. O principal acesso de carro até lá é pela BR-282. Urubici não possui aeroporto. O mais próximo é o Aeroporto Internacional de Florianópolis.
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia