keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Santa Catarina luta judicialmente contra restrições à pesca de tainha

A ação foi aceita pela Justiça Federal e a União tem 72h para responder após homologação

imagem mostra pilha de peixes X
Foto: Divulgação/Secom
Siga-nos no google-news

O governo de Santa Catarina entrou com uma ação contra o Ministério da Pesca e do Meio Ambiente, protestando contra a proibição da pesca industrial de tainha e a redução da cota artesanal anilhada para 2023. A medida, implementada para proteger a espécie e sustentar a atividade, é vista pelo Estado como uma perda econômica significativa.

Apesar dos esforços do governo estadual para dialogar com as associações de pesca e ministros em Brasília, suas solicitações de revogação da medida foram ignoradas. A Ação Civil Pública foi aceita pela Justiça Federal na última sexta-feira e a União tem 72 horas para responder após a homologação.

O governo de Santa Catarina encaminhou um relatório à Justiça, enfatizando os impactos econômicos e sociais da redução “drástica” das cotas de pesca e da proibição da pesca industrial de tainha.

A temporada de pesca da tainha começa em 1º de maio com a pesca artesanal de arrasto de praia. Quinze dias depois, a pesca artesanal anilhada começa, agora com uma cota reduzida em 68%. A pesca industrial, agora proibida, começaria em junho.

O ministro da pesca, Jorginho Mello, expressou na terça-feira (30) sua esperança de reverter a situação e preservar essa atividade crucial para o estado.

Tiago Frigo, secretário executivo de Aquicultura e Pesca, também enfatizou a necessidade de proteger os pescadores artesanais do estado.

A portaria publicada em março impõe limites à pesca da tainha no litoral Sul e Sudeste do Brasil, de 15 de maio a 31 de julho. As restrições, particularmente a redução de 68% nas cotas de pesca artesanal e a proibição da pesca industrial para 2023, têm um impacto substancial em Santa Catarina.

O limite é baseado no que é “biologicamente aceitável” para a captura anual da espécie, visando garantir a sustentabilidade da pesca da tainha nas regiões afetadas. Qualquer excesso na cota resultará em uma redução na cota anual para 2024 e embarcações com capturas acima do permitido podem ser proibidas de participar de safras futuras.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Fort Atacadista celebra Semana Farroupilha com eventos em Lages e Chapecó neste sábado (21)

Comemoração terá costelaço, mateada, apresentações musicais e danças típicas, a partir das 10h, na lojas da rede em Lages e Chapecó

Geral

South Run promove mutirão de limpeza na Praia do Riozinho, em Florianópolis

Atletas, patrocinadores e comunidades estarão reunidos no próximo sábado, dia 21, a partir das 8h30, para ações de educação, conscientização e proteção ambiental em parceria com a Mysticeta Research

Geral

Cia Marítima inaugura nova loja na Praia Brava, em Itajaí

Inauguração foi marcada pelo lançamento da nova coleção Verão 2025

Geral

Feriado da Independência: neste sábado, todas as lojas do Fort estarão abertas com o ‘Dia F’

Com todas as 33 lojas de Santa Catarina abertas neste sábado, e funcionando em horário estendido, rede de atacarejo do Grupo Pereira traz descontos especiais em várias seções; festival de pescados e vinhos com até 80% de desconto estão entre os destaques

Mais notícias

Geral

Fort Atacadista celebra Semana Farroupilha com eventos em Lages e Chapecó neste sábado (21)

Comemoração terá costelaço, mateada, apresentações musicais e danças típicas, a partir das 10h, na lojas da rede em Lages e Chapecó

Eventos

Bella Experience: o maior evento de revelação de talentos do Brasil chega a Santa Catarina em outubro

O evento será realizado na Arena Opus, em São José, no dia 5 de outubro, e reunirá grandes nomes do mercado da moda e do entretenimento