keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Shein aposta em expansão da produção brasileira e quer tornar o país centro de exportação para a América Latina

Seis meses após anúncio de investimento milionário, gigante da moda apresenta balanço positivo e planos ambiciosos para o futuro

imagem mostra Fabiana Magalhes da SHein X
Foto: Divulgação/Shein
Siga-nos no google-news

Após se comprometer com um investimento robusto de R$ 750 milhões no Brasil, a Shein, renomada no mundo da moda, reuniu a imprensa na sua matriz em São Paulo, para compartilhar as novidades desse projeto. No momento, a empresa conta com 336 fábricas parceiras, das quais 213 já atenderam ao menos uma demanda da marca. A produção nacional já ultrapassou a marca de 4 mil peças

O plano de expansão é audacioso. A meta da Shein é alcançar uma parceria com 2 mil indústrias até 2026 e consolidar a produção brasileira como central de exportações para toda a América Latina.

As fábricas associadas possuem entre 30 e 50 empregados, o que representa um contingente de aproximadamente 11 mil trabalhadores. Distribuídas em 12 estados do Brasil, com destaque para São Paulo e Santa Catarina, a intenção da Shein é que até 2026 cerca de 100 mil pessoas estejam envolvidas nesse projeto.

Fabiana Magalhães, diretora de produção local da Shein Brasil, compartilhou a visão da empresa: “Queremos desenvolver a indústria nacional”. A estratégia é que 85% das vendas realizadas em território brasileiro sejam de produtos confeccionados localmente ou comercializados por vendedores nacionais no marketplace da marca. O tamanho exato dessa participação atual ainda não foi revelado.

Magalhães, com passagens por grandes nomes como Riachuelo e Marisa, revelou que a escolha tem sido por fornecedores já consolidados com outras varejistas têxteis. O diferencial da Shein é o pagamento em até 30 dias, contrapondo-se à média do mercado que pode estender-se por até 150 dias.

A experimentação com a produção nacional teve início em setembro de 2022. Inicialmente, a operação contava com 13 fornecedores e um time enxuto de três colaboradores internos. Hoje, o panorama é bem diferente: cinco categorias de produtos, 336 fábricas e uma equipe de mais de 80 profissionais dedicados.

Em paralelo aos esforços de produzir peças no Brasil, a varejista chinesa anunciou nesta quinta que fará uma “parceria estratégica” com o Grupo SPARC Holdings II LLC, dono da empresa de moda norte-americana Forever 21, com o objetivo de “atender à demanda nos Estados Unidos e em outros países ao redor do mundo por moda acessível e de qualidade”.

Segundo o acordo, a Shein adquire uma participação de aproximadamente um terço do Grupo SPARC, em uma joint-venture que inclui os grupos Authentic Brands e Simon Property. O grupo americano, por sua vez, passa a ser um acionista minoritário da varejista.

A Shein ainda afirmou que a “parceria também espera expandir o alcance da Forever 21, levando ainda mais variedade de produtos aos clientes da Shein — marca com, atualmente, 150 milhões de usuários no site e no aplicativo”.

Também uma marca de fast fashion, a Forever 21 abriu lojas em shoppings no Brasil em 2014, mas fechou todas as unidades em território brasileiro até o ano passado, citando problemas como custos altos e concorrência considerada desleal com varejistas asiáticas, como a própria Shein.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Sicredi Vale Litoral SC destina mais de R$ 27 milhões de resultados aos seus associados

Cooperativa devolve aos seus associados a participação dos seus resultados com base nos produtos e serviços utilizados no último ano

Economia

Plantio de coca deve ser substituído pelo açaí em áreas da Colombia

Plano foi apresentado pelo governo do Departamento de Putumayo a empresários brasileiros durante missão de intercambio

Economia

Aeroporto de Florianópolis amplia voos para destino internacional

A Latam Airlines será responsável por operar esses voos adicionais durante a temporada de inverno

Economia

Porto de São Francisco do Sul registra aumento de 20% neste primeiro trimestre

Março de 2024 se destacou particularmente, com uma movimentação de 1,6 milhão de toneladas

Mais notícias

Empregos

Na semana do Dia do Trabalho, Grupo Pereira promove campanha de contratação exclusiva de pessoas 50+

2.000 vagas de diversos cargos estão disponíveis em seis estados e no Distrito Federal; as inscrições podem ser feitas de 29 de abril a 5 de maio

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo