keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Último final de semana do ano terá chuva forte, ressaca no litoral e ventos de até 70km/h

O último final de semana do ano será de chuva forte, ventos de até 70 km/h e ressaca no litoral. O Ciram/Epagri emitiu dois alertas nesta sexta-feira. Um sistema de baixa entre o litoral paulista […]

Siga-nos no google-news

O último final de semana do ano será de chuva forte, ventos de até 70 km/h e ressaca no litoral. O Ciram/Epagri emitiu dois alertas nesta sexta-feira. Um sistema de baixa entre o litoral paulista e o norte de Santa Catarina provoca volumes elevados de chuva. Há possibilidade de acumulo de 80 a 100 milímetros na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Essa condição é válida para todo o sábado.

O segundo alerta é para a condição de ressaca no litoral, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, além de áreas mais afastadas da costa. A previsão é de rajadas de leste a sudeste entre 50 e 70 km/h. As ondas de leste podem ter picos de 2.5m a 3.0m e mar agitado e risco de ressaca. 

 

 

 

 

 

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Cultura e Lazer

De Jaraguá do Sul, Urbano Alimentos lança a sua própria série animada para o público infantil

Uma das maiores do setor de alimentos do país, com 64 anos de história, já disponibilizou oito episódios da série infantil “Os Carabão”

Grande Florianópolis

South Run Morro do Sertão: veja onde retirar os kits para a corrida em Florianópolis

Os kits da prova que será realizada no domingo (20) já estão disponíveis para retirada nesta sexta e sábado, na Galeria Novo Campeche; na sexta-feira, a partir das 18h, terá um 'Happy Runner' para os atletas