keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Queda na renda reduz intenção de consumo dos catarinenses

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu para 69,8 pontos em setembro em Santa Catarina, queda de 11% em relação ao mês anterior. Esta foi a sexta queda consecutiva no indicador, que na comparação […]

X
Ricardo Wolffenbuttel/Secom
Siga-nos no google-news

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu para 69,8 pontos em setembro em Santa Catarina, queda de 11% em relação ao mês anterior. Esta foi a sexta queda consecutiva no indicador, que na comparação com o mês período do ano passado, registra retração de 52,2%.

O dado, calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC), varia de 0 a 200, onde valores abaixo de 100 indicam pessimismo. O índice utiliza como parâmetros as perspectivas atuais e as expectativas dos principais fatores relacionados ao consumo – como emprego e renda.

Entre os principais indicadores do ICF, a maior queda foi observada no critério renda, com redução de 5,7%. Em setembro, o índice foi de 94,8 pontos, chegando ao patamar de pessimismo pela primeira vez em 2020. De acordo com a Fecomércio/SC, a queda está relacionada principalmente com expectativas de diminuição na renda nas famílias que recebem menos de 10 salários mínimos.

“As perdas de renda voltaram a se acelerar a partir de julho, principalmente nas faixas abaixo de 10 salários mínimos, o que também pode estar relacionado à redução de 50% do auxílio emergencial”, destacou a entidade em relatório.

Além do emprego e da renda, outro indicador importante para determinar o ICF é facilidade no acesso ao crédito. O índice também se encontra em patamares de pessimismo, chegando a 65 pontos, queda de 6,9% em relação ao mês passado.

Endividamento

Outro dado utilizado pela Fecomércio/SC para medir o momento da economia é o percentual de famílias endividadas. Segundo a entidade, esse índice chegou a 41,3%, uma queda em relação aos 42,4% registrados em agosto. A estimativa é que 54 mil famílias deixaram de estar endividadas no período. 

A maior parte das dívidas contraídas pelos catarinenses são de cartões de crédito (68,1%), seguido por carnês (40,8%) e financiamento de carro (35,6%). Em média, as dívidas correspondem 30,6% da renda das famílias no Estado, número considerado preocupante pela Federação.

Por outro lado, a taxa de inadimplência – que mede a quantidade de famílias com contas em atraso – caiu em setembro. O índice passou de 11% em agosto para 10,5% no último mês. Já o percentual de catarinenses que afirmou que não vai conseguir honrar seus compromissos se manteve estável (5,2%). 

Segundo a Federação, o governo precisa continuar agindo para que estes indicadores não registrem resultados piores nos próximos meses. “Neste momento, as medidas mais importantes para conter a queda no consumo continuam a sendo as políticas de manutenção do emprego e da renda, assim como medidas de ampliação do crédito que possibilitem reduzir taxas de juros e risco de inadimplência”, ressaltou.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú