keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Estiagem severa afeta abastecimento em Penha

A Águas de Penha alertou que, devido a forte estiagem que afeta a região, o abastecimento é realizado através de manobras operacionais em todos os bairros da cidade. De acordo com informações da Secretaria de […]

X
Siga-nos no google-news

A Águas de Penha alertou que, devido a forte estiagem que afeta a região, o abastecimento é realizado através de manobras operacionais em todos os bairros da cidade. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a estiagem que atinge o Estado já é a mais severa desde 2005.

Marilene de Lima, meteorologista da Epagri, destaca que a situação é mais grave no Oeste catarinense, mas se estende por todas as regiões. Ela explica que a situação se agravou pela presença do fenômeno climático “La Niña”, que diminui a incidência de chuvas. Para que os mananciais se recuperem, seria necessário um período longo de chuvas intensas. As previsões para os próximos dias são apenas de chuvas pontuais, inclusive para o litoral Norte (região de Penha), que podem variar de 10 a 40 milímetros. 

Como o solo está extremamente seco, conforme a meteorologista, a água não chega a recompor as condições dos mananciais. A estiagem tende a ser mais grave em novembro, mas os meses de dezembro e janeiro também serão de pouca chuva, com ocorrência de pancadas leves em períodos variados do dia. Marilene destaca que a população ainda não desenvolveu a consciência da reservação.  “A nossa cultura é de gastar água, não de guardar”, pontua.

A Águas de Penha pediu a colaboração de todos e orientou para que a população utilize a água prioritariamente para o consumo humano, evitando desperdícios. A retomada do abastecimento é sempre gradativa. O tempo de normalização varia conforme a distância e altitude da região. A concessionária reforçou a importância da reservação individual (caixas d’água) para amenizar os riscos de desabastecimento do imóvel. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da Águas de Penha, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp no 99234 1414.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Negócios

Aluguel de louças se torna alternativa econômica e prática para receber convidados

Empresária catarinense, especialista em mesa posta, investiu no negócio há um ano e inaugura, em breve, a primeira filial em Balneário Camboriú

Geral

Obra na 4ª Avenida interrompe abastecimento de água e interdita trânsito em BC

Serviço de interligação de rede da Emasa deve ser finalizado até 19h