keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Casal adulto de tubarões da espécie Mangona chega ao Oceanic Aquarium

Cada um mede mais de 2 metros e foram trazidos dos Estados Unidos pela maior empresa especializada em transporte de animais aquáticos do mundo

X
Siga-nos no google-news

A mais nova atração do Oceanic Aquarium já pode ser visitada: um casal adulto de tubarões da espécie Carcharias taurus, conhecidos como Mangona! A fêmea mede 2,06m e o macho 2,02m, o casal tem cerca de sete anos e vai continuar crescendo. 

Eles têm mais de 120 dentes pontudos e que ficam expostos para fora da boca, o que proporciona uma aparência mais agressiva, mas são considerados animais tímidos. É uma espécie ameaçada de extinção por conta da pesca predatória e da poluição dos oceanos. 

Uma equipe européia da Flying Sharks, maior empresa especializada em transporte de tubarões do mundo, foi a responsável em trazer o casal. Foram dois meses de preparação. Os tubarões foram trazidos de Marathon, na Flórida (EUA), de avião até o aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Já no Brasil, uma equipe de especialistas do Oceanic Aquarium, formada por sete profissionais, estava em terra esperando por eles e acompanhou o transporte até Balneário Camboriú (SC). 

“Esses foram uns dos maiores animais que já transportamos e ocorreu de forma tranqüila, apesar de complexo tudo saiu dentro do esperado. E o sucesso da operação se deve a dedicação e treinamento da equipe da Flying e do Oceanic. O casal foi transportado em um recinto de polietileno, metade com água e outra com oxigênio puro, não é o nosso ar, é 100% oxigênio. Também controlamos os parâmetros da água e misturamos alguns químicos para eliminar a amônia (urina) dos tubarões”, explica João Correa, CEO da Flying Sharks e responsável pelo transporte dos mangonas.

“Temos um chekc list de 250 itens e antes de embarcarmos os animais testamos toda e qualquer possibilidade de algo sair  fora do previsto. Quando os tubarões foram colocados no aquário, nadaram de forma muito tranqüila e aceitaram a alimentação de imediato. Isso significa que já se sentem em casa”,conta  Rui Guedes, biólogo marinho da FS, que veio de Portugal dias antes do embarque dos tubarões para preparar o recinto e treinar a equipe que vai lidar diretamente com as novas estrelas do Oceanic.

No total cinco autorizações foram necessárias para a importação dos animais, duas com autoridades norte americanas e três no Brasil: Ibama, Ministério da Agricultura e Receita Federal.

A partir de agora o Oceanic Aquarium participa do Programa Nacional de Conservação da Espécie, vinculado ao Ibama. “São animais que começam a se reproduzir a partir dos oito anos, então dentro de alguns meses eles atingem a maturidade sexual  e esperamos que tenham frutos e possamos cooperar com o programa, afinal essa é uma espécie ameaçada de extinção”,ressalta André Neto, Gerente Operacional do Ocenaic Aquarium.

Cristiano Buerger Filho, diretor do aquário exalta o processo: “Foram meses de preparação e dedicação para receber os tubarões, dentro dos melhores padrões mundiais para o bem estar deles. Foi um desafio enorme, com uma logística bem diferenciada. Estamos felizes com o sucesso da operação e convidamos a todos para virem ver de perto essa espécie espetacular e saber mais sobre como cada um pode colaborar para a preservação dos mangonas”.

Curiosidades:

-tem mais de 120 dentes e ao longo da vida podem trocar 3 mil vezes os dentes;

-são animais de hábitos noturnos;

– nadam de forma lenta;

– das poucas espécies que conseguem respirar mesmo estando parados;

– possuem predação intrauterina, ou seja, o filhote que se desenvolve primeiro se alimenta dos demais ainda no útero da mãe, considerado um tipo de canibalismo;

-não possuem bexiga natatória, para flutuar precisam ir a superfície e abocanhar o ar;

– podem atingir até 3,2 metros;

– pesam até 150Kg

-normalmente os machos são menores que as fêmeas;

– gestação pode durar de 9 a 12 meses;

– são encontrados na costa do Oceano Atlântico, Índico, além do Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho;

– e comem por ano o peso deles em peixes e outros animais menores.

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú