keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Águas de Penha já distribuiu 185 milhões de litros de água em 20 dias de alto consumo

As altas temperaturas e o aumento no número de pessoas circulando na cidade elevaram o consumo de água tratada em Penha, no litoral norte de Santa Catarina. De 9 a 29 de dezembro, a Águas […]

X
Siga-nos no google-news

As altas temperaturas e o aumento no número de pessoas circulando na cidade elevaram o consumo de água tratada em Penha, no litoral norte de Santa Catarina. De 9 a 29 de dezembro, a Águas de Penha distribuiu 185,6 milhões de litros de água. Com o reforço na estrutura realizado pela concessionária e a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Penha, a companhia atendeu a demanda da população nestes 20 dias de alto consumo. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o volume de reclamações de precariedade no abastecimento caiu 85,37%.

“Esta redução significa que todo o trabalho promovido pela concessionária está dando resultado positivo”, diz a coordenadora operacional da Águas de Penha, Fernanda Barreto. As obras melhoraram a estrutura de abastecimento de Penha, que na temporada recebe uma população flutuante considerável responsável por aumentar o consumo.

Localizada no bairro Santa Lídia, a ETA Penha tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. Além de construir a estação, a Águas de Penha implantou uma adutora de 5 quilômetros ligando a ETA ao reservatório do Mariscal, entregue pela concessionária em 2019.

Consumo consciente

Apesar do reforço na estrutura, a concessionária alerta para a importância do consumo consciente, o que não significa deixar de usar o recurso, mas repensar as formas de uso. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas são algumas atitudes que podem ser tomadas por moradores e visitantes. “Essas são formas de poupar a água potável do planeta e de ajudar a preservar os mananciais, além de contribuir para uma temporada mais tranquila em Penha”, finaliza Fernanda Barreto.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008