keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Penha registra o melhor abastecimento de água em final de ano de sua história recente

De 29 de dezembro a 3 de janeiro, a concessionária Águas de Penha distribuiu 69,8 milhões de litros de água, 19 milhões de litros a mais do que no mesmo período do verão passado

X
Siga-nos no google-news

O final de ano em Penha, no litoral norte de Santa Catarina, promete entrar para a história da cidade quando o assunto é distribuição de água. Habituada a registrar precariedade no abastecimento nesta época do ano, a capital do entretenimento, titulo angariado pela presença do parque Beto Carrero World, não registrou contratempos no abastecimento de água entre o Natal de 2020 e os primeiros dias de 2021, período de maior circulação de visitantes. De 29 de dezembro a 3 de janeiro, a concessionária Águas de Penha distribuiu 69,8 milhões de litros de água, 19 milhões de litros a mais do que no mesmo período do verão passado.

De acordo com a presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb, o bom resultado foi fruto de planejamento, investimentos, muito trabalho e o engajamento da população. “Diferentes ações conjuntas resultaram na melhoria significativa em todo nosso sistema de abastecimento de água. Em dezembro de 2019, entregamos a Penha o reservatório do Mariscal, com capacidade de 2 milhões de litros de água, fundamental para a qualidade do abastecimento nesta temporada. Em dezembro de 2020, ampliamos a oferta com a entrega de uma Estação de Tratamento de Água”, explica. Além disto, a empresa empreendeu esforços, tanto em reforço de redes em pontos estratégicos do sistema, quanto em apoio para a população mais vulnerável, fazendo doações de caixas d’água para reservação. “Os moradores não podem abrir mão de uma caixa d’água em suas residências. É a parte que cabe ao usuário em todo sistema público de abastecimento”, reforça.

“O reservatório do Mariscal, associado ao incremento de vazão proporcionado pela ETA Penha, foi essencial para manter o sistema pressurizado durante todo o tempo. Durante o dia, a demanda de água é maior e à noite era reposto o estoque do reservatório, fazendo com que a cidade não sentisse precariedade durante os picos de consumo”, pontua Fernanda Barreto, gestora operacional da concessionária.

Construída em tempo recorde (apenas 75 dias) e inaugurada no início de dezembro, a ETA Penha tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. Além de construir a estação, a Águas de Penha implantou uma adutora de 5 quilômetros, ligando a ETA ao reservatório do Mariscal, entregue pela concessionária em 2019.

“Foi uma grata surpresa ver água correndo na torneira neste final de ano”, afirma o professor universitário Gilberto Manzoni, representante da Associação dos Moradores e Amigos da Praia Grande, Cascalho e Poá (AMAPG). “Foi a primeira vez, em muitos anos, que não sentimos falta d´água”, acrescenta. Segundo ele, a melhoria prova que, quando há planejamento e interesse, os bons resultados acontecem. “A concessionária está de parabéns pelas obras realizadas e os moradores reconhecem este esforço”, acrescenta.

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Negócios

Aluguel de louças se torna alternativa econômica e prática para receber convidados

Empresária catarinense, especialista em mesa posta, investiu no negócio há um ano e inaugura, em breve, a primeira filial em Balneário Camboriú

Geral

Obra na 4ª Avenida interrompe abastecimento de água e interdita trânsito em BC

Serviço de interligação de rede da Emasa deve ser finalizado até 19h