keyboard_backspace

Página Inicial

mundo

VÍDEO: Com temperaturas de mais de 1.000°C lava de vulcão engole casas e árvores na Espanha

Lava avança a uma velocidade média de 700 metros por hora

X
Siga-nos no google-news

Mais de 100 casas já foram destruídas pela lava do vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção no domingo (19), na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago turístico das Canárias. Primeira a ser registrada nesta ilha em 50 anos, a erupção provocou a retirada de quase 5 mil pessoas, segundo informaram as autoridades nesta segunda-feira (20).

“Neste momento, temos 5.000 pessoas retiradas (…) e cerca de 100 casas destruídas nas localidades de Los Llanos de Aridane, El Paso e Tazacorte. As expulsões de lava continuam e seguem rumo à costa”, relatou Lorena Hernández, conselheira de Segurança Cidadã da primeira delas, no segundo dia de erupção do Cumbre Vieja.

Os impressionantes rios de lava arrasaram árvores, invadiram casas e estradas, como mostram vários vídeos e fotos publicados nas redes sociais. Com temperaturas de mais de 1.000°C, a lava avança a uma velocidade média de 700 metros por hora, segundo o Instituto Vulcanológico das Canárias.

“Essa língua de lava engole tudo que vai encontrando pelo caminho — descreveu Mariano Hernández Zapata, presidente de Cabildo de La Palma, em entrevista à Televisión Española. Em entrevista à televisão pública, o prefeito de El Paso, uma das localidades afetadas, descreveu a devastação. — Em sua passagem, a lava não deixou absolutamente nada”, descreveu o prefeito Sergio Rodríguez, acrescentando que os moradores “têm muita incerteza”. 

“Vão levar muito tempo para voltar, com certeza”, comentou Rodríguez sobre o possível retorno dos moradores para suas casas. Em apenas três minutos, Angie Chaux, uma moradora de Los Llanos de Ariadne, que vive a poucos quilômetros do vulcão, conta que teve de deixar sua casa, às pressas, às 4h30 da madrugada, junto com o marido e o filho de três anos. 

“Estou nervosa, porque não sabemos o que vai acontecer. Se vamos encontrar nossa casa”, desabafou, contanto que a lava passou a 700 metros de sua residência.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
mundo

ONU alerta sobre risco de aquecimento global chegar a quase 3ºC

Até o início de outubro de 2023, foram registrados 86 dias com temperaturas 1,5°C acima dos níveis pré-industriais

mundo

Devastação em Acapulco: Furacão arrasa México com ventos de 315 km/h

O furacão Otis foi categorizado como categoria 5, a máxima na escala de ventos Saffir-Simpson

mundo

Caso Madeleine McCann: Promotoria alemã diz ter encontrado itens que podem estar ligados ao caso

Autoridades portuguesas iniciaram novas buscas junto a um reservatório em Silves, localidade do Algarve, onde a britânica passava férias com a família

mundo

Joiás raras: Coroa de Charles III tem mais de 400 pedras preciosas

Na festividade, Charles recebeu a Coroa de Santo Eduardo, usada para coroar monarcas britânicos desde o século XIII

mundo

Cientistas ‘descongelam’ 13 vírus adormecidos há 48 mil anos e fazem alerta

O degelo do permafrost é um dos efeitos mais temidos da crise climática na Terra.

Mais notícias

Negócios

Grupo Pereira conclui a aquisição da rede de supermercados Schmit

Rede de Santa Catarina com mais de 30 anos de atuação conta com sete lojas e um Centro de Distribuição

Litoral Norte

Aya Casas redefine o Estaleiro com preservação ambiental e sustentabilidade arquitetônica

Com um olhar inovador respeitando as origens, os entusiastas unem arquitetura e sustentabilidade para preservar a essência única do Estaleiro, em Balneário Camboriú