O ator Alec Baldwin foi visto do lado de fora da sede das instalações de filmagens do filme Rust em lágrimas enquanto falava ao telefone. Segundo informações, o ator se desesperou e começou a chorar ao saber da morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins.
A vítima foi atingida por uma arma manuseada pelo ator durante as filmagens do longa. Baldwin, que além de ser uma das estrelas do filme é também produtor, foi ao escritório do xerife por conta própria e deu declarações sobre o caso. “Os detetives estão investigando como [a arma foi usada] e que tipo de projétil foi disparado”, disse o Gabinete do Xerife em um comunicado. “Este incidente continua sendo uma investigação ativa. À medida que mais informações forem disponibilizadas, atualizações serão fornecidas.”
Morta após receber um tiro acidental com arma cenográfica manuseada pelo ator, a diretora de fotografia Halyna Hutchins tinha 42 anos e trabalhava no set de filmagem do filme Rust. A revista American Cinematographer chegou a nomear a profissional como uma de suas estrelas em ascensão no ano de 2019. Antes de Rust, ela já tinha trabalhado no filme de super-heróis independente de 2020, Archenemy.
Hutchins nasceu na Ucrânia no ano de 1979 e cresceu em uma base militar soviética no Círculo Polar Ártico. A profissional era formada em jornalismo internacional pela Universidade Estadual de Kiev. Após trabalhar em documentários no Reino Unido, resolveu se mudar para Los Angeles. Foi lá onde se formou no conservatório do American Film Institute em 2015. Dentre seus filmes em Hollywood estão Blindfire (2020), escrito e dirigido por Mike Nell; o terror Darlin’ (2019), dirigido por Pollyanna McIntosh; e The Mad Hatter (2021), de Catherine Devaney.