keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Alunos aprendem técnicas de graffiti e colorem paredes da quadra do CEM Tomaz Garcia

Atividade faz parte do projeto “S.O.S Brincadeira – Humanização Pediátrica Hospitalar”

X
Siga-nos no google-news

As paredes internas da quadra esportiva do Centro Educacional Municipal (CEM) Tomaz Francisco Garcia ganharam cores e desenhos nesta sexta-feira (19). Orientados pelo artista Fernando dos Santos Cardoso e usando técnicas de graffiti, alunos do 9º ano A da escola coloriram o espaço, deixando a marca deles no local.

A atividade faz parte do projeto “S.O.S Brincadeira – Humanização Pediátrica Hospitalar”, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, da Fundação Cultural. De autoria de Fernando, conhecido como Nando, o projeto previa oficina de graffiti aos estudantes e a produção de um painel no interior do ginásio, como contrapartida social. “Mostrar aos alunos que a arte tem o poder de mudar o visual do colégio foi sensacional. Aproveitei para falar um pouco sobre saúde mental, que o pensamento das pessoas também pode mudar o destino delas. Minha primeira experiência com a arte foi em uma oportunidade como essa, eu pintei um dia o muro da escola onde eu estudava quando criança. E, a partir desse dia, minha vida mudou”, comenta o artista.

A direção da escola acolheu a proposta de Nando como forma de presentear os estudantes do 9º ano, que no próximo mês vão concluir o Ensino Fundamental.

Em agosto, o artista havia finalizado o produto do seu projeto, que era a humanização do setor de Pediatria e UTI Neonatal do Hospital Municipal Ruth Cardoso por meio de pinturas nas paredes. O tema das ilustrações no hospital foi a preservação do meio ambiente, construído de forma lúdica. Foram retratados nas paredes do setor plantas e animais com rostos sorridentes, em cores como azul, verde, vermelho, rosa, amarelo, entre outras.

“A ala pediátrica do hospital está linda, e fazer a contrapartida com os alunos do Tomaz Francisco Garcia foi muito bacana. A LIC proporciona que essas ideias saiam do papel e virem realidade. Os projetos contemplados pela LIC são incríveis e nos trazem muita satisfação por fomentarem a cultura em Balneário Camboriú”, diz a presidente da Fundação Cultural, Denize Leite.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú